O número de jovens que abandonam a escola nos anos finais do ensino fundamental ou durante o ensino médio em Palmas, sul do Paraná, é praticamente o dobro das taxas de evasão escolar registradas no Estado do Paraná. Os dados foram apresentados pelo Gerente de Fomento e Desenvolvimento da FIEP (Federação das Indústrias do Paraná), Marcelo Percicotti, durante o Seminário de Sensibilização para o planejamento estratégico de desenvolvimento do município – Palmas 2030, realizado no inicio do mês.

Anteriormente, para a realização do I Encontro de Líderes, o departamento de jornalismo – RBJ, realizou levantamento que apontou que a taxa de conclusão do ensino fundamental, entre jovens de 15 a 17 anos, em 2010, era de 44,1%. No ensino médio, os jovens de 18 a 24 anos, o percentual de conclusão era de 26,6%.

No próximo dia 01 de setembro, esses e outros dados voltarão a ser discutidos em uma nova reunião do Movimento Palmas Desenvolvida. Na ocasião serão formados os grupos de trabalho, nas áreas de Saúde; Educação; Emprego e Renda; e Desenvolvimento Urbano, eixos elencados pela metodologia de trabalho como estratégicos para construção de um planejamento para o crescimento e desenvolvimento econômico e social do município. A partir daí, os grupos voltarão a se encontrar e de forma intensiva, durante períodos da tarde e noite, definirão as linhas concretas de planejamento e ações do Palmas 2030.