Por Larissa Mazaloti

 

Na manhã desta quarta-feira (5) o bispo da diocese de Palmas – Francisco Beltrão, dom José Antônio Peruzzo anunciou na rádio Onda Sul FM, que mais um padre de Francisco Beltrão foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI. A exemplo do padre Agenor Girardi que será ordenado bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre, o padre Geremias Steinmetz, atual vigário geral da diocese no sudoeste do Paraná, será bispo da diocese de Paranavaí.

 

Até esta data, a decisão foi mantida em segredo. Segundo dom Peruzzo, assim como anunciado por ele, em Roma e Paranavaí a notícia também se tornou pública.

 

O bispo faz questão de destacar a importância que o padre Geremias representa para a região sudoeste e afirma que a diocese perde um grande colaborador, mas oferece um grande bispo à comunidade de Paranavaí. “O padre Geremias, que até então mora comigo, passará agora, a ser um visitante. Ele foi um grande companheiro de trabalho”,declara. Para Dom Peruzzo não irá faltar bons padres que devem assumir e dividir as tarefas. “Vida sacerdotal é como amor familiar: quanto mais se oferece, mais se recebe”, afirma.

 

Em entrevista à Onda Sul, assim que anunciado, o padre Geremias manifestou alegria e gratidão por ter sido escolhido. Ele comenta que há um trabalho criterioso na seleção dos nomes. O novo bispo de Paranavaí relata que a experiência será totalmente nova, já que ainda não conhece a cidade. “Conheço alguns padres, mas preciso ainda tomar conhecimento da nova realidade e será interessante”, avalia. A primeira ação, de acordo com ele, será conversar com quem já atua na diocese de Paranavaí para saber quais são os desafios e as dificuldades e então definir um plano de trabalho.

 

Trajetória

 

Geremias Steinmetz nasceu em 26 de fevereiro de 1965, em Sulina, na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão. Depois de finalizar os estudos no Seminário “São João Maria Vianney”, em Palmas, estudou Filosofia na Faculdade Filosófica de Palmas e Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina, em Florianópolis (SC). Obteve o Mestrado em Sagrada Liturgia no Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma.

 

Foi ordenado sacerdote em 9 de fevereiro em 1991 na Diocese de Palmas- Francisco Beltrão, onde desempenhou várias funções.

 

Confira a matéria em áudio AQUI