por Ivan Cezar Fochzato

 

 

Vários municípios da região tiveram projetos de obras incluídos na pré-seleção do PAC ( Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal. O pacote engloba obras de urbanização, abastecimento de água, esgoto sanitário, drenagem urbana e manejo das águas pluviais, pavimentação e qualificação de vias urbanas.

Obras de manejo de águas – contenção de enchentes – estão previstas para Pato Branco. Já no campo da urbanização estão inseridos projetos para Francisco Beltrão, Palmas, Ampére, Dois Vizinhos, Vitorino, Clevelândia, Santo Antonio do Sudoeste, General Carneiro e Coronel Vivida. Obras de pavimentação estão previstas para o município de São João.

Municípios com menos de 50 mil habitantes não terão necessidade de dar contrapartida. O governo federal anunciou que irá estruturar uma rede de assistência técnica para apoiar essas prefeituras.O próximo passo é a realização de entrevistas e análises técnicas dos projetos junto com as prefeituras, fase que começa na próxima terça-feira(16) e continua até 10 de dezembro.

Caso representantes dos municípios não compareçam na hora marcada para a reunião ou não apresentem os documentos exigidos pelo governo federal, os projetos ficam excluídos de participação na seleção final do PAC 2. Caso sejam aprovados, os projetos são autorizados a entrar em processo de licitação.