Por Larissa Mazaloti

 

O Outubro Rosa chegou a Francisco Beltrão. Um movimento contra o câncer de mama que acontece há anos em todo o mundo. No Brasil, as ações iniciaram em 2002, conforme registra o site outubrorosa.org.br.

 
 
O Grupo Beltronense de Prevenção ao Câncer Mão Amiga realiza programação neste final de semana, para sensibilizar mulheres, homens e crianças, sobre a importância do diagnóstico precoce de qualquer tipo de câncer, para combatê-lo.
 
 
 
Nesta sexta-feira (14) a abertura da programação será com uma caminhada que inicia as 17h30 em frente a Unimed – Francisco Beltrão. Após concentração, os participantes seguem até o calçadão central onde acontecerá um ato oficial e luzes da cor rosa iluminarão os principais monumentos da cidade, a exemplo do que grandes centros realizam.
 
 
Neste evento, o grupo Mão Amiga irá distribuir material do Instituto Avon que apóia toda a iniciativa de combate ao câncer de mama.
 
 
BLOQUEIO DE RUAS
 
 
De acordo com nota enviada pelo 21º Batalhão da Polícia Militar de Francisco Beltrão, será realizado o bloqueio de vias.
 
 
Para garantir um deslocamento seguro aos participantes da caminhada, a Polícia Militar realizará bloqueio das vias necessárias, além de atuar de maneira preventiva e repressiva, visando proteger a integridade física dos envolvidos, bem como manter a Ordem Pública.
 
 
 
Desta forma, a Avenida Júlio Assis Cavalheiro será interditada no período do evento, APENAS NO SENTIDO CENTRO – CRISTO REI, no período das 17h30min às 18h45min, portanto solicitamos à população que neste horário busquem vias alternativas para seu deslocamento, evitando transtornos para si e para os participantes e organizadores do evento.
 
 
 
A Polícia Militar, além do policiamento ostensivo preventivo fardado, também participará da caminhada em apoio ao evento, em busca da conscientização para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

 

 
SÁBADO
 
 
No sábado, das 8h as 12h a programação do Outubro Rosa acontece no calçadão central com atendimento ao público e orientações sobre o auto exame, apresentação de material didádico, oficina do Chaveiro da Vida e distribuição de folders. Também terá palestra sobre os objetivos do Outubro Rosa e do grupo Mão Amiga.
 
 
São parceiros e apoiadores destes atos, a Unimed, Unipar, secretaria municipal de Saúde, Sesc, Rotary Club Francisco Beltrão, Instituto Avon e Femama.