O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja – perigo – de temporais com risco de estragos, quedas de árvores, alagamentos, raios e granizo para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para quinta-feira (8).

De acordo com o Instituto, os ventos podem variar entre 61 e 99 quilômetros por hora e as chuvas devem ser intensas, entre 30 e 60 milímetros por hora. A queda de granizo também deve variar entre 50 e 100 milímetros no dia.

O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) também alerta para o tempo instável, visto que uma área de baixa pressão atua sobre o Paraguai e se estende em direção ao Paraná. As chuvas podem ocorrer a qualquer momento do dia, mas devem ser mais frequentes durante a tarde, de acordo com o Simepar.

Para evitar os estragos causados pela chuva, o Inmet elaborou uma série de instruções, como buscar abrigo longe de árvores e de frágeis coberturas metálicas. O órgão orienta ainda a desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia e o gás. Além disso, a recomendação é guardar documentos e objetos de valor em sacos plásticos e em local protegido e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, que podem cair com os fortes ventos.