Nesta semana, o presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), Marcos Guerra, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Condef), Antônio Pedron, o diretor executivo da Acefb, Joares Ribeiro e o secretário municipal de Administração, Saudi Mensor, estiveram em Curitiba. Um dos objetivos foi buscar apoio do governo do Estado na realização da 27ª Expobel, que acontece de 4 a 13 de março de 2016 em Beltrão.

O encontro na capital paranaense aconteceu com o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traino (PSDB) e o deputado estadual Wilmar Reichembach (PSC). “Foi muito positivo o encontro, pois acredito que mais uma vez teremos o apoio do governo estadual na Expobel. O Traiano deixou claro que o governo vai ser nosso parceiro, visto que a feira tem sua importância regional”, afirma Marcos.

Pedron compartilha da opinião de Marcos. “É sempre interessante fazer a visita pessoal às autoridades, principalmente com o Traiano, que gestiona os patrocínios para a Expobel. Para nós é uma honra termos os deputados em Curitiba, representando Beltrão e região.”

O grupo também visitou o presidente da Fecomércio Darci Piana. Pedron ressalta que o dirigente da Federação do Comércio do Paraná sempre destaca a importância da Acefb para o desenvolvimento do Sudoeste. “Ele sempre nos parabeniza pelo interesse que demonstramos em construir uma sede própria do Senac [inaugurada em maio de 2013] em Francisco Beltrão. Foi a Acefb, juntamente com o apoio da prefeitura municipal na gestão do Wilmar Reichembach, que concedeu o terreno para a construção dessa grande obra”, diz Pedron.

Para Saudi Mensor, a receptividade dos deputados, além da visita ao diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, foi excelente. “A princípio todos se comprometeram em apoiar a realização da Feira. Todos foram muito receptivos”, descreve.

Foram levados ofícios encaminhados aos dirigentes Luiz Fernando Leone Viana (Copel), Mounir Chaowiche (Sanepar), Orlando Pessuti (BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e Jorge Samek (Usina Hidrelétrica de Itaipu) para apoiar na realização da Feira multisetorial.

Mais pedidos

Na ocasião, foi solicitado à Fecomércio a vinda da “BiblioSesc” (caminhão carregado com livros de literatura, aventura, ficção e histórias reais) e da “Carreta de Gastronomia Senac” nos 10 dias da Expobel. Assim, os visitantes serão estimulados ao pensamento crítico, a criatividade e o prazer pela leitura.

A realização da Expobel é da Acefb, Sociedade Rural e Rural Leite e os parceiros são o Sebrae, Governo do Estado, Exército Brasileiro, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A promoção é da Prefeitura Municipal e o patrocínio Máster é da Cresol.