Com a Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida lotada, aconteceu sábado, 22, ordenação sacerdotal e diaconal em Salto do Lontra. Frei Alex Cândido da Silva, natural de Salto do Lontra foi ordenado sacerdote e Frei Leandro Xavier Rodrigues, natural de Pato Branco, foi ordenado diácono. Ambos fazem parte da Ordem dos Agostinianos Descalços.

O Bispo Ordenante foi Dom José Antônio Peruzzo, da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão. Dezenas de padres e freis de diversas cidades também estiveram presentes, além de familiares, amigos e a comunidade.

Frei Alex celebrou a primeira missa domingo, 23, às 09h00 da manhã, na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida.

Frei Alex

No dia 12 de dezembro de 1986 na cidade de Salto do Lontra nascia Alex Cândido da Silva, filho de Tarciso Cândido da Silva e Claudia Stela Bonin.

Com apenas 01 ano de idade Alex perdeu o pai, vitima de meningite. Sua mãe fez o possível e o impossível para dar uma boa educação e uma vida digna.

Quando Alex tinha 04 anos de idade, sua mãe conheceu Ladir Galvan com quem há mais de 20 anos formam uma família. Fruto dessa união, em 1993 nasceu Stela Raquel Galvan. Infelizmente ela veio a falecer em 1998, vitima de um tumor nos rins.

Após esse fato, Alex orientado pelos Padres Agostinianos de sua paróquia, ingressou no Seminário Santo Agostinho de Ampere no ano de 2005. Recebeu o hábito agostiniano e levou o nome religioso de Frei Alex Cândido da Silva de Nossa Senhora de Fátima.

No ano de 2006 realizou o seu sonho de ir para a Itália estudar e fazer comunidade com os freis de lá. Professou os votos perpétuos no ano de 2012 e em junho de 2013 concluiu seus estudos filosóficos e teológicos, retornando ao Brasil onde foi ordenado diácono no dia 03 de agosto em Santa Izabel do Oeste. Em seguida foi designado para exercer seu ministério em Ouro Verde Oeste.

E no dia 22 de março de 2014 juntamente com os seus familiares, confrades, amigos e o povo de Deus, recebeu o ministério do Sacerdócio. Frei Alex continuará trabalhando em Ouro Verde do Oeste, região Oeste do Paraná, agora como sacerdote.

Frei Leandro

Nasceu em 21 de maio de 1983 no município de Pato Branco. Filho de Domingos e Elza Xavier Rodrigues. Família simples e muito religiosa que desde cedo orientou o filho a participação na igreja.

Em 1994 um acontecimento marcou a família: dona Elza faleceu, deixando seu Domingos com os dois filhos, Leandro com 11 anos e Diego com 03 anos.

A bondade de Deus colocou no caminho de seu Domingos, dona Odete, que passou a ser a mãe dos meninos. Odete, natural de Ampere, foi quem apresentou o Seminário dos Agostinianos a Leandro, pois desde criança ele alimentava o desejo de ser padre. Então em 1998, Leandro ingressa no Seminário Santo Agostinho de Ampere. Em 2001, na cidade de Nova Londrina recebeu o hábito religioso.

Aos 23 anos, estudando na Itália, uma forte crise vocacional lhe veio bater a porta e ele decidiu abandonar a vida religiosa. Deus, no entanto, com muita ternura foi lhe mostrando o que queria para si e para sua missão, e assim em 2009 Leandro retornou aos Seminários no Rio de Janeiro, onde realizou seus estudos teológicos. Em seguida foi enviado à cidade de Salgado Filho para o ano de experiência pastoral. E no dia 22 de março de 2014 pela graça de Deus e a oração do povo recebeu o primeiro grau de sacramento da ordem.

Frei Leandro fará seu diaconato na cidade de Salgado Filho onde já estava trabalhando.