Policias Militares, Civis, Federais e Ministério Público, com apoio da Força Nacional, deflagram no sábado (1), a Operação Roda Livre. O objetivo foi combater a distribuição de máquinas agrícolas roubadas que eram vendidas na fronteira Sudoeste paranaense com a Argentina.

Ha cerca de 40 dias policiais federais de Foz do Iguaçu e militares de Santo Antônio do Sudoeste e de Capanema vem realizando uma série de ações de combate a receptação de tratores e implementos agrícolas furtados ou roubados em várias regiões do Brasil que eram trazidos para os municípios da fronteira Sudoeste paranaense com a Argentina, onde eram vendidos por uma empresa revendedora de máquinas agrícolas, com sede em Santo Antônio do Sudoeste e filial em Capanema.

No sábado (1) foram cumpridos 3 Mandados de Busca e Apreensão em empresas revendedoras de máquinas em Capanema e Santo Antônio do Sudoeste e na residência de um empresário em Santo Antônio do Sudoeste que já se encontra preso.

O resultado da operação foi a apreensão de 9 tratores e um pulverizador. A seguir está descrita a ordem das apreensões e o que foi encontrado em cada loja.

Dia 25 de julho foi apreendida na filial de Capanema uma pulverizadora avaliada em 100 mil reais;

Dia 23 de agosto foi apreendido na sede da concessionária em Santo Antônio do Sudoeste um trator avaliado 180 mil reais;

Dia 31 de agosto foi apreendido na sede da empresa em Santo Antônio do Sudoeste um trator avaliado em 220 mil reais;

Dia 1º de setembro foram apreendidos três tratores em Capanema avaliados em 310 mil reais;

Dia 1º de setembro foram apreendidos 4 tratores em Santo Antônio do Sudoeste avaliados em 550 mil reais.

Ao todo, as apreensões totalizam aproximadamente R$ 1,2 milhões em máquinas. O dono da rede de concessionárias agrícolas residente em Santo Antônio do Sudoeste, foi preso em flagrante e se encontra a disposição do Poder Judiciário.

A Operação Roda Livre é resultado da união dos esforços da Polícia Federal de Foz do Iguaçu e da Polícia Militar e Civil de Santo Antônio do Sudoeste, Polícia Militar de Capanema e do Ministério Público de Capanema no combate ao “derrame” de máquinas agrícolas com origem criminosa na Fronteira Sudoeste. Vários agricultores da região foram lesados.

Vídeo e fotos: Polícia Federal

https://www.facebook.com/evandroartuzireporter/videos/2081044198597158/