Uma operação de combate ao tráfico de drogas na fronteira sudoeste do Paraná com a Argentina levou seis pessoas para a cadeia na manhã desta quinta-feira (19) em Capanema. Policiais Federais de Foz do Iguaçu, apoiados pela Polícia Militar, Civil e BPFron, cumpriram nove mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva, todos expedidos pelo juiz da Vara Criminal de Capanema. As ordens judiciais foram cumpridas em Capanema e Planalto, em locais suspeitos de serem utilizados para a distribuição de drogas.

A operação é a fase final de uma investigação que visa desarticular uma quadrilha especializada no tráfico de drogas com base em Capanema, mas que recebia ordens de traficantes presos na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão. Os criminosos coordenavam as ações da quadrilha por meio de telefones celulares que eram operados dentro da cadeia. A partir desse contato, os suspeitos faziam a distribuição de drogas para várias cidades da região Sudoeste.

Paralelamente a operação em Capanema e Planalto, uma equipe da Polícia Civil fez buscas dentro da Penitenciária Estadual com objeto de apreender telefones celulares utilizados pelos presos para gerenciar a quadrilha. O resultado da operação, além das prisões, foi também a apreensão de cerca de R$ 8 mil em dinheiro, celulares, drogas e apetrechos utilizados na preparação de drogas para a venda. Uma equipe do Canil da Polícia Federal deu apoio para a localização de drogas. Os presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Capanema.

Fotos: Polícia Federal