Uma operação conjunta entre as policiais Militar e Civil de Dois Vizinhos, Sudoeste do Estado, resultou na recuperação de dezenas de objetos furtados em residências e empresas da cidade. A operação, denominada de “Bricks”, foi deflagrada na manhã de sábado (14) quando a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão em duas residências no Bairro Jardim Marcante. Em uma delas, não foi constatado a presença de moradores. O local era utilizado apenas para esconder objetos furtados. Foram encontrados diversos aparelhos eletrônicos, entre eles, três televisores de grande porte.

Na segunda casa, alvo da operação, foi detido Jocemar Soares de Morais, 28 anos, que vinha sendo investigado por furto. No local a polícia encontrou um televisor de 60 polegadas avaliado em R$ 5 mil, videogame Xbox, notebooks, relógios, produtos de beleza e perfumaria, entre outros. Jocemar não apresentou nota fiscal de nenhum objeto.  As apreensões foram entregues na Delegacia de Polícia para os procedimentos.

A “Operação Bricks” é resultado de uma investigação desenvolvida pela Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, após tomar conhecimento que produtos furtados estariam sendo comercializados pela internet, através de páginas de negócios criadas pelos próprios envolvidos nos furtados.

“Várias pessoas que tiveram objetos furtados começaram a perceber a exposição dos mesmos na internet, sendo oferecidos a preços bem abaixo dos normais e nos procuraram. A partir de então, junto com a PM, começamos a investigar e descobrimos que eram utilizadas páginas nas redes (Facebook) para vender os produtos. Era feita uma espécie de dosava dos produtos, sem levantar suspeita”, disse o delegado de Dois Vizinhos Joselito Teixeira dos Santos, que coordenou as investigações. Ele lembra que os compradores serão responsabilizados criminalmente. Quem comprou qualquer produto que tenha sido furtado irá responder por receptação culposa. Para ele, mesmo que a pessoa seja de boa índole cometeu um crime e deve ser responsabilizada por isso.

Já a Polícia Militar de Dois Vizinhos alerta as pessoas de bem que, antes de comprar qualquer tipo de produto anunciados em grupos de bricks, procurem se informar da origem e também se informem sobre o vendedor para não ter nenhum tipo de prejuízo no futuro.

Fotos: Divulgação Policias Militar/Civil