por Ivan Cezar Fochzato
Fonte: Assessoria PF/SC

 

Operação da Polícia Federal desencadeada, nesta terça-feira (09), incluiu a cidade de Palmas, Paraná, no trabalho investigatório. A operação Ana Maria tem por objetivo combate ao crime de descaminho de cigarros, entre outros delitos relacionados.Foram expedidos 20 mandados de busca e apreensão e 14 de prisão preventiva pela Justiça Federal em Lages/SC.

A Operação foi realizada nos municípios de Lages, Anita Garibaldi ,Criciúma, Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, em Santa Catarina, e Palmas e Cascavel, no Estado do Paraná.

O serviços de informações da PF não divulgou informações detalhadas se houve apreensões na cidade de Palmas.

 

As investigações estavam sendo desenvolvidas há mais de um ano pela Delegacia de Polícia Federal em Lages. Durante este período, foram presos 27 investigados e apreendidos 21 veículos e 148.081 pacotes de cigarros introduzidos clandestinamente no país. A multa que será aplicada aos envolvidos, em virtude dos tributos sonegados, é estimada em R$ 5.000.000,00.

 

Em Itajaí, Camboriú e Balneário Camboriú, policiais federais prenderam quatro pessoas envolvidas no esquema, realizaram a apreensão de 385 pacotes de cigarros do Paraguai, sete veículos, aproximadamente 2.000 dólares e grande quantidade de cheques. Os presos e os bens apreendidos serão encaminhados ainda hoje para Lages e ficarão à disposição da Justiça Federal daquela cidade.