Nesta segunda-feira (13), as temperaturas deverão ultrapassar os 30º C em Palmas, sul do Paraná, seguindo a tendência do final de semana, quando os termômetros marcaram 31.2º C no sábado (11) e 31.6º C no domingo (12). Nas diversas regiões do Estado, as temperaturas variam com mínimas de 14º C e máximas chegando aos 40º C. Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), esse quadro deve seguir inalterado, pelo menos até a próxima sexta-feira (17).

De acordo com a meteorologista, Ana Beatriz Porto, a massa de ar quente e seco atinge boa parte do centro-oeste e sudeste do país, chegando também ao Paraná. Já nos estados mais ao sul – Santa Catarina e Rio Grande, o cenário é diferente, com chuvas em todas as regiões. (Veja imagem ao lado). Segundo ela, as áreas mais próximas à Santa Catarina podem ser atingidas por chuvas rápidas durante esta semana.

A justificativa para tanto calor, é um bloqueio na atmosfera que faz com que as massas polares fiquem retidas na Patagônia e não consigam chegar ao Brasil. As altas temperaturas e o forte calor preocupam também os agricultores. Porém, com o grande volume de chuvas que atingiram o Paraná no mês de setembro, os solos ainda se mantêm bastante úmidos, principalmente na região sul do Estado.

A meteorologista também orienta para que a população tenha certos cuidados com relação à umidade relativa do ar, que pode atingir níveis críticos durante esta semana, como usar roupas claras, evitar esforço físico elevado e a ingestão de líquidos com frequência.