O Médico Veterinário José Carlos Zanella, participa todas as quartas da programação da Rádio Onda Sul FM com o quadro “Onda Animal”. Durante sua participação, são esclarecidas dúvidas dos ouvintes que interagem através das plataformas de interação da emissora.

O que fazer quando o cachorro late o tempo todo, por qualquer motivo?

(Imagem Ilustrativa)
  • Compartilhe no Facebook

(Imagem Ilustrativa)

Zanella inicia esclarecendo que normalmente o cão não late por qualquer motivo. “Talvez nesse momento seja qualquer motivo, mas lá no passado esse cachorro deve ter tido alguma superestimulação, algum distúrbio, que induziu e acabou condicionando ele a latir por qualquer motivo. Nesse momento indico tentar identificar quais são os principais motivos, é muito comum por exemplo, o cão latir para o barulho estridente de motos, carteiros ou pessoas que passam recolhendo lixo.”

O veterinário indica então, que o ouvinte leve esse animal para um local em que ele fique isolado por um tempo. Desse modo, o cão vai diminuir a sensibilidade a esse movimento e vai acabar esquecendo disso. “Se for algo frequente, que não vai ter como evitar, tente expor o animal controladamente a esse ruído.  Por exemplo, se for uma moto, você pode aos poucos ir colocando ele em contato com a moto, para ele perceber que não é uma ameaça. Se for o carteiro, pessoas que vem todo dia, faz ele conhecer essa pessoa, conviver um pouco, certamente isso ajudará. Porém, fora isso tem que procurar uma causa porque o cão não late à toa para qualquer coisa.”

 

Tenho dois cachorros da mesma raça, minha cachorra está no cio e não deixa o outro cachorro chegar perto dela. Será que isso é normal na raça na raça chau chau?

(Imagem Ilustrativa)
  • Compartilhe no Facebook

(Imagem Ilustrativa)

“O Chau Chau tem realmente dificuldade de acasalamento, isso é bastante frequente nessa raça, é um distúrbio de comportamento. É muito frequente em animais por exemplo que convive com o macho ou com alguma fêmea, e no momento do cio você coloca na presença de um outro macho para acasalar e ela não aceita. Se está ocorrendo ao contrário, com um cão que estava junto, deve ter algum distúrbio de comportamento que tem que tentar ser entendido. Algumas fêmeas não aceitam a reprodução e temos que respeitar.