A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística divulgou a lista do Programa de Obras do Paraná em 2016, dentre elas consta no orçamento a construção do Contorno Oeste de Francisco Beltrão, com previsão inicial de R$ 7 milhões em recursos. Em junho o deputado estadual Reichembach (PSC) esteve em reunião com o diretor geral do DER, Nelson Leal Junior, que garantiu a atualização do projeto para sua posterior execução.

Para Reichembach, o Contorno Oeste vai facilitar no acesso à cidade, desafogar o trânsito na área central do município e também em alguns bairros. “Esta obra vai completar o anel viário de Francisco Beltrão e trará benefícios não só para o município, mas para todo o Sudoeste”, afirma o deputado.

O Contorno Oeste está incluído no projeto da concessão das PR 280, 483 e 182, que compreende o trecho entre Marmelândia (município de Realeza) e Horizonte (município de Palmas).

O deputado considera importantes os investimentos previstos pelo Estado para a PR 280 –mais de R$ 80 milhões para o próximo ano – , isso vai ajudar a diminuir o preço das tarifas da futura concessão. “Precisamos ter um preço justo para que possamos ter essa rodovia modernizada”, reitera Reichembach.

O deputado se diz otimista com a viabilização desta importantíssima obra. “A partir da soma de esforços com o deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, as condições são favoráveis para a implantação do Contorno”, completa Reichembach.

O Contorno Oeste ligará a PR 483 (região Bica D’água) até a PR 180 nas proximidades da empresa BRF/trevo de acesso ao Verê, que compreende um trajeto de aproximadamente 5km.