Final de ano chegando e não há quem já não pense em preparar-se para as festas. Afinal, estamos há pouco mais de um mês para o Natal e Ano Novo. E se os dias se sucedem rapidamente, é natural que a tentativa de recuperar o tempo perdido, a ansiedade em aproveitar as últimas oportunidades que possam surgir e expectativa em prepara-se para as festas e férias, tornem o tempo ainda mais escasso. Mesmo que você não se enquadre em nenhuma situação anterior, mas certamente vai fazer diferente no final de ano, o RBJ quer participar das suas preocupações gastronômicas economizando seu tempo com ofertas especiais de Bom Gosto.

CONFIRA MAIS RECEITAS NO ESPAÇO BOM GOSTO
Quel tal um Lombo com Especiarias e Mel para a ceia de Natal?
– 1 peça pequena de lombo de porco (de 400 a 500 g) 
– 1/4 xícara de vinho branco seco
– 1 alho espremido
– 1 limão espremido
– 2 colheres (de sopa) de mel
– 3 cravos da índia
– 1 colher (de chá) de canela em pó
– 1 colher (de café) de noz moscada
– 2 anises-estrelados
– 1 folha de louro rasgada
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– 1 colher (de sopa) de margarina

Modo de preparo

Misture os temperos em um saco plástico com fecho tipo zíper um pouco maior que o lombo. Faça alguns furos no lombo com uma faca e deixe marinar de um dia para o outro no molho (ou, no mínimo, de 4 a 6 horas).

Depois deste tempo, tire o lombo do saco plástico, coloque-o em uma assadeira e distribua pedacinhos da margarina em cima dele. Coloque cerca de 1/2 xícara do caldo (coado ou não, como preferir) ao redor da carne na assadeira. Reserve o restante na geladeira.

Em forno preaquecido a 180°C, asse o lombo coberto com papel alumínio por 15 a 20 minutos. Retire o papel alumínio e, se o caldo estiver quase secando, acrescente um pouco mais. Antes de retornar ao forno, regue com um pouco do molho e vire para assar o outro lado. Deixe mais 10 minutos, aproximadamente, no forno. Se estiver fazendo na véspera, espere esfriar e mantenha na geladeira.

Antes de servir, preaqueça o forno em 180°C, vire a carne e leve para dourar o outro lado (mais ou menos 10 minutos — normalmente está pronto quando começa a cheirar).

Dica: – Se quiser, faça um molho raspando o fundo da assadeira com um pouco de água (1/2 xícara), coando para tirar as impurezas e levando ao fogo para engrossar um pouco. Regue a carne ou leve à mesa em uma molheira. (Fonte da receita: Cozinhando para 2 ou 1)