A psicóloga Dilma Schirr, apresenta todas as quintas o quadro de orientação “Conhece-te a Ti Mesmo”. Sucesso na programação da rádio Onda Sul FM, os temas abordados, são indicados pelos ouvintes. O tema da última semana foi a hiperatividade.

O que é uma criança hiperativa?

Dilma iniciou explicando a TDAH. “A hiperatividade é uma síndrome de conduta inadequada, muitas crianças têm, porém não são diagnosticadas. Possui três grandes características, se a criança é hiperativa, impulsiva e não consegue ter atenção focada na maioria das coisas, vai apresentar esse tripé: impulsividade, desatenção e hiperatividade. De acordo com a psiquiatria, é um déficit de atenção ou hiperatividade (TDAH), uma síndrome genética. Em 75% dos casos é neurobiológica e ambiental”, disse.

A psicóloga esclareceu como a síndrome aparece nas crianças. “A síndrome se manifesta através do nervosismo da criança, que não para quieta, não fixa atenção nas tarefas escolares, não fixa atenção nos brinquedos, a não ser em alguma atividade que ela goste muito”, disse, destacando a importância da família. “Os pais precisam observar como é a conduta do filho. Essas crianças são extremamente inteligentes e a hiperatividade não tem relação com a inteligência. Normalmente a criança é muito esperta, muito inteligente e foca em algumas situações, apenas no que chama sua atenção”, esclareceu.

Sobre o tratamento, segundo Dilma, a criança precisa ser medicada para diminuir os sintomas. “O psiquiatra vai dar o remédio, a psicopedagoga vai organizar as tarefas no caderno, a mãe ajudar em casa, ou seja, todos contribuirão. Porém, enquanto essa criança não for medicada para diminuir esses sintomas, ela vai continuar com o mesmo comportamento.

É uma síndrome de conduta inadequada, e é preciso corrigir o comportamento e focar as atividades. Vale ressaltar que muitas vezes a criança não vai ter sucesso sem medicação”, declarou fazendo um alerta aos pais: “É fundamental diagnosticar a síndrome o quanto antes, e procurar uma avaliação com um psiquiatra que entenda de criança e adolescentes”, finalizou.

Ouça o quadro na íntegra:

http://radioondasul.com.br/quadros/?p=1012

Mande sua pergunta para ser respondida na próxima quinta-feira, durante o quadro Conhece-te a Ti Mesmo:

www.radioondasul.com.br

(46) 3524 7760 ou WhatsApp (46) 9933 6321