Jair exibe troféu ladeado de professores do programa de alfabetização
  • Compartilhe no Facebook

Jair exibe troféu ao lado professores do programa. Foto; Jhonatan Coppini

Simples procedimento para muitos, uma grande conquista para outros. É assim que um morador de Passos Maia, Oeste de Santa Catarina, tem avaliado a conquista de poder dirigir um carro. Fruto de seu ingresso em programa de alfabetização, além da possibilidade de apreender a ler a escrever,Jair Rodrigues, está comemorando a conquista de um  sonho. Ele pode fazer a Carteira Nacional de Habilitação.

Conforme material realizado pela assessoria do município, a obtenção da CNH foi uma sequência árdua para o pretendente. A cada lição superava as dificuldades, até perceber estar em condições de iniciar as aulas de legislação. Ele contou com o apoio dos colegas e professores, mas não conseguiu ser aprovado. A habilitação não veio porque ele respondeu as questões corretamente, mas na hora de preencher o gabarito, acabou errando.

Ficou triste, não desistiu, e na segunda vez foi aprovado. Depois de muitas economias, o operário da indústria também conseguiu comprar o próprio carro. Agora com a CNH em mãos, planeja o primeiro passeio com a família. O desafio é chegar à capital do estado, Florianópolis. Bastante prudente, Jair disse que irá seguindo o carro de um cunhado.

O Programa Brasil Alfabetizado foi criado pelo Ministério da Educação no ano de 2003, com o objetivo de promover a superação do analfabetismo entre jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos. Passos Maia aderiu ao programa em 2013, com uma turma de apenas cinco alunos no Assentamento Zumbi dos Palmares. Neste ano foram criadas cinco turmas. Elas atendem 23 moradores do Centro, dos Assentamentos Zumbi dos Palmares, Sapateiro, Taborda e da Linha Tigre.