O Concurso Público realizado pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Funtef-PR) para 40 cargos da administração municipal de Francisco Beltrão foi “100%” na opinião da Presidente da Comissão do Núcleo de Concursos Externos da UTFPR, Tania Mara Romanini, de Pato Branco.  As provas foram realizadas no último domingo, nas salas da Unipar. Ao todo foram 2939 pessoas inscritas, com ausência de 356 candidatos, um montante de 12,11% de faltas. O número é considerado baixo pela comissão organizadora, que esperava um número maior de desistências, devido principalmente às manifestações dos caminhoneiros e a falta de combustível nos postos. “A maioria dos candidatos são de Francisco Beltrão, mas tínhamos um número expressivo de pessoas que vieram de toda a região para fazer o concurso, por isso consideramos baixo o número de faltantes”, declarou Tânia.

As provas, aplicadas pela Funtef-PR, foram para os cargos de nível fundamental, médio, pós médio e superior, com salários que variam entre R$ 902,06 a R$ 9.991,00, com perguntas objetivas, de conhecimentos gerais, português e específicas para cada função.

O cargo mais concorrido foi o de Agente Administrativo (372 inscritos) e que apresentou ausência de 47 candidatos. Outras funções que chamaram a atenção dos organizadores foram Motorista (286 confirmados e 32 ausentes), Fiscal Tributário (298 confirmados e 59 ausentes), telefonista (68 confirmados e 11 ausentes) e médico generalista (9 confirmados e 3 ausentes). Mas o concurso registrou também funções onde todos os inscritos compareceram à prova, caso do técnico em saúde bucal (10 participantes) topógrafo (5) e médico pediatra (2).

Para o diretor do departamento de recursos humanos da prefeitura, Vilmo Dalbosco, a estabilidade da estrutura municipal e perspectiva de progressão na carreira foram os grandes atrativos da procura pelas vagas na prefeitura de Francisco Beltrão.

Resultados

O gabarito preliminar já está disponível no site da Funtef-PR. O gabarito final, com a relação de aprovados, deve sair no próximo dia 16. Para as funções de motorista, operador de máquinas e agente de limpeza pública, os candidatos aprovados serão chamados para as provas práticas, conforme o edital dos cargos.