O 3º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Francisco Beltrão estão trabalhando para a formação de Nudecs (Núcleo de Defesa Civil) em bairros e comunidades do interior do município. A iniciativa começou recentemente e já reuniu moradores dos bairros Cristo Rei, Novo Mundo, São Francisco e São Miguel.

A ideia é preparar moradores desses e outros locais para auxiliar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil em situações emergenciais e também no acompanhamento de rios e lagos que provocam alagamentos em épocas de chuva em excesso. Já foram realizadas duas reuniões para discutir o assunto, a última aconteceu no dia 25 de setembro com a presença, também, de membros da coordenadoria municipal de Defesa Civil e Bombeiros Militares da Reserva Remunerada, que moram nos primeiros bairros participantes.

A reunião foi coordenada pelo major Antonio Schinda, comandante do Corpo de Bombeiros, com auxílio do Cabo Alecir Formaio, que está diretamente envolvido no processo de formação dos núcleos. Uma nova reunião está programada para os próximos dias quando a imprensa de Francisco Beltrão também deverá ser envolvida. Será montado um núcleo com a finalidade de disseminar todas as ações da Defesa Civil.

Dessa maneira a informação vai chegar mais rápido aos órgãos de comunicação e, consequentemente, à população que poderá se prevenir com antecedência em caso de alagamentos ou outros problemas climáticos. Depois de Francisco Beltrão, os núcleos deverão montados também nos demais municípios que compõem a área de abrangência do 3º Subgrupamento de Bombeiros.

Cabo Alecir Formaio explica o andamento do projeto de criação dos Nudecs. Ouça o link abaixo….