Em várias cidades do Brasil estão sendo organizados encontros a serem realizados nesta segunda-feira, dia 8, em prol da regulamentação dos profissionais de estética. Em Francisco Beltrão, o Núcleo de Estética e Saúde Complementar (Nesc) da Associação Empresarial (Acefb) realiza em parceria com a Universidade Paranaense (Unipar) – câmpus beltronense, uma palestra com o tema “Esteticista: profissão, desafio e superação”. O encontro acontece às 19h na sala máster da universidade.

O ponto principal será o debate em torno da regulamentação da profissão e a criação de um conselho federal. “Queremos chamar a atenção da sociedade em geral e principalmente das autoridades políticas quanto à regulamentação de nossa profissão. Ela é reconhecida pelo MEC, mas falta regulamentar”, diz a esteticista e nucleada Thuane Téo. Ela reforça ainda que foram enviados ofícios aos deputados Wilmar Reichembach (estadual pelo PSC) e Assis do Couto (federal pelo PT), convidando-os para o encontro na Unipar. “Há muitas pessoas trabalhando na função, mas que não tem formação acadêmica. Isso nós também queremos alertar.”

Condução do encontro

A palestra será conduzida pela coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Unipar/Beltrão, Luana Tedesco. Devem participar alunas egressas da universidade a fim de despertar o interesse delas nesta luta pela regulamentação.

Conforme Luana, os profissionais de estética vêm se organizando como uma classe trabalhadora consciente das responsabilidades e dos limites da sua atuação. “A Unipar foi pioneira no Paraná em ofertar o curso de Estética e Cosmética em 2003, inicialmente em Umuarama e nos anos seguintes em Cascavel, Toledo, Paranavaí, Francisco Beltrão, Cianorte e Guaíra.

Apesar disso, mais de 15 projetos de lei foram arquivados sem que se conseguisse a regulamentação da profissão”, lamenta Luana. “Atualmente tramita na Câmara Federal três projetos de lei. Esse mutirão pela regulamentação cresce nas redes sociais com o objetivo de engajar os profissionais da saúde estética em todo o Brasil”, acrescenta a coordenadora.