Os semáforos que começaram a funcionar na semana passada em três cruzamentos da cidade devem receber nos próximos dias nova programação de funcionamento. O Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran) e a Lahsa – empresa que presta assessoria de trânsito à Prefeitura – estão fazendo a contagem volumétrica de veículos em diferentes horários e dias para definir os chamados tempos de abertura do sinal verde.

“O trânsito, por ser dinâmico, nos exige esta capacidade de adaptação; e é o que faremos reprogramando os semáforos para que o trânsito tenha fluidez em todos os sentidos”, explica o diretor do Debetran, Rudimar Czerniaski. Os novos semáforos estão instalados na esquina da avenida General Osório com a Parigot de Souza e na Antonio Carneiro Neto com a Porto Alegre e a Florianópolis e em alguns locais estão se formando longas filas em horários de pico.

Os novos semáforos estão funcionando com seus tempos definidos a partir de uma contagem prévia – feita antes da instalação – e que agora será ajustada para os diferentes fluxos de veículos: onde tem maior movimento o sinal verde fica aberto por mais tempo. A mesma estratégia foi utilizada para ajustar os semáforos do binário e na entrada do padre Ulrico e do Jardim Floresta.