Reforço na segurança pública na microrregião de Francisco Beltrão. Na manhã desta sexta-feira (13) aconteceu no parque de Exposições Jaime Canet Junior, a formatura de 138 soldados da Polícia Militar e 25 soldados do Corpo de Bombeiros. Os novos profissionais iniciaram o processo de formação em fevereiro de 2016 e agora estão aptos a desenvolver suas funções em qualquer unidade do Estado.

Na Polícia Militar essa é a quarta turma formada em Francisco Beltrão e a maior do Estado, ressaltou o comandante do 21º Batalhão, Major Edson Cechinel dos Santos. Segundo ele, do total de 138 novos soldados, 25 são do sexo feminino, mas isso não impede que executem as mesmas funções dos homens na cooperação, até por que receberam a mesma instrução.

A partir de agora os novos policiais serão distribuídos entre os 25 municípios que fazem parte da área de abrangência do Batalhão. Na sede em Francisco Beltrão devem ficar 45 do total. O contingente maior pelo fato de Francisco Beltrão ser o maior município do Sudoeste e, além disso, conta também com a Penitenciária Estadual, que abriga atualmente cerca de 1.200 detentos. “Nossa cidade necessita de um efetivo maior por que recai sobre a PM o auxílio na vigilância do presídio e a realização de escoltas diariamente”, destaca.

Para Major Edson, comandante do 21º BPM, com os novos policiais será também possível ampliar o efetivo das equipes especializadas, como Rocam e Rotam, que prestam auxílio as demais equipes no dia a dia.

O comandante do 5º CRPM (Quinto Comando regional de Polícia Militar) sediado em Cascavel, Coronel Lee Abe, fez questão de estar presente na formatura dos novos PMs em Francisco Beltrão. O oficial também destacou que a ampliação do efetivo vai possibilitar a estruturação das equipes especiais dando maior sensação de segurança à população.

Questionado sobre a possibilidade de os novos policiais retornarem para suas cidades de origem, no caso de quem é do Oeste, garantiu que isso não deverá ser permitido. “Buscamos deixar cada um mais próximo de sua casa e da família, mas quem está no Sudoeste deve permanecer por aqui, até por que muitos já fixaram residência na cidade e alguns já até trouxeram seus familiares, então não vão abandonar a cidade fácil”, declarou.

Sobre o respaldo da população para com a corporação, Coronel Lee Abe garantiu que tem sido das melhores possíveis. Uma prova disso é o número de prisões feitas pela Polícia Militar nas regiões Oeste e Sudoeste. Na maioria dos casos o êxito na localização de bandidos se dá por meio de denúncias feitas pela população que confia no trabalho da Polícia Militar, destacou.

Corpo de Bombeiros

Apesar do efetivo ser menor da Polícia Militar, apenas 25 soldados, o comando do Corpo de Bombeiros também comemora a chegada de novos profissionais ao 3º SGBI (Subgrupamento de Bombeiros Independente), de Francisco Beltrão. Em entrevista à Rádio Onda Sul FM/RBJ, Major Antônio Schinda declarou que os novos profissionais vêm em boa hora, afinal a unidade passa por uma nova reestruturação, com a militarização em Capanema, onde até pouco tempo o trabalho era feito apenas por agentes da Defesa Civil (Bombeiros Comunitários).

Com essa formatura, Schinda disponibilizou mais sete Bombeiros Militares para atuar no quartel da cidade. Também serão destinados alguns para a Seção de Dois Vizinhos. Os demais ficam na sede, visto que Francisco Beltrão tem cerca de 90 mil habitantes e um grande número de ocorrências diárias. O comandante declarou que num futuro próximo outras unidades de Defesa Civil, possivelmente de Realeza e Santo Antônio do Sudoeste, devem ser militarizadas. “Deveremos fazer isso tão logo o Subgrupamento de Francisco Beltrão passe a categoria de Grupamento – já aprovado – e melhore toda sua estrutura”, afirmou.

Major Schinda ainda destacou a presença de mulheres no efetivo local. Dos 25 novos soldados, 4 são mulheres e, a exemplo da PM, receberam a mesma instrução dos homens estando aptas a trabalhar em qualquer tipo de ocorrência.

Fotos: Assessoria imprensa prefeitura