Foi assinado na última sexta-feira em Palmas, sul do Paraná, um novo convênio entre Sanepar e prefeitura. O objetivo é de despoluir o rio Lajeado que corta o perímetro urbano e Parque da Gruta, área ambiental no centro da cidade. O documento permitirá a aplicação de aproximadamente R$ 130.000,00 para a construção de uma nova rede para a coleta do esgoto dos edifícios localizados no centro da cidade. Em sessentas dias as obras deverão ser iniciadas.

Conforme o chefe da Divisão de Meio Ambiente, Jean Felipe Cesca, sistema de esgoto de muitos dos prédios está abaixo da rede coletora, que foi implantada posteriormente às construções. “Agora será construído um sistema que permitirá a conexão dos prédios à rede coletora”, explicou. 

Após a conclusão dos serviços de implantação da nova rede, será realizado um minucioso trabalho de vistoria através dos órgãos ligados ao meio ambiente para impedir que o esgoto continue sendo lançado no rio. Caso seja constatada a prática os moradores serão autuados por crime ambiental, conforme legislação vigente.