pro Ivan Cezar Fochzato

 

Já são vinte os produtores da agricultura familiar que estão inseridos no PNAE ( Programa Nacional de Alimentação Escolar), como fornecedores de produtos às escolas em Coronel Domingos Soares. O programa iniciou em 2011, com seis agricultores participantes.

 

Recentemente antigos e novos agricultores, estiveram reunidos com técnico agrícola do Departamento de Agricultura, Adilson Blasius; a nutricionista Larissa Desanti, e a diretora do Departamento de Educação, Rosani Galvan. Na oportunidade foram repassadas todas as informações referentes à compra direta dos alimentos para merenda escolare e sobre os produtos a serem fornecidos, como alface, batata, banana, batata-doce, beterraba, bolacha, pão caseiro, cuca caseira e macarrão. Outro aspecto abordado foi da necessidade e importância da padronização das receitas utilizadas na fabricação dos produtos.

 

Os produtores ainda receberam um treinamento de boas práticas e forma adequada de higienização e informações sobre as normas de implantação e execução do PNAE, como contrato, termo de credenciamento, cronograma de pagamento, documentação entre outras informações.

Com a implantação do programa o que se pretende é a melhoria na alimentação dos alunos da rede pública municipal de ensino, através de uma merenda de qualidade, orgânica e nutritiva. Outra vantagem é a de que as mulheres produtoras poderão trabalhar sem precisar sair de casa, aumentando a renda familiar e melhorando a qualidade de vida dos envolvidos.