Desde o dia primeiro de janeiro, em todo o estado do Paraná está valendo o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Chefe do Ciretran (Departamento Estadual de Trânsito) de Francisco Beltrão, Valdeci Priester esteve na Rádio Onda Sul FM, para contar os detalhes e novidades do documento.

Valdeci Priester / Foto: Francione Pruch
  • Compartilhe no Facebook

Valdeci Priester / Foto: Francione Pruch

“A mudança será gradual e não terá custos extras para os condutores. Os motoristas com os documentos dentro da validade não precisam se preocupar, a mudança vai ocorrer na emissão da primeira habilitação, renovação ou emissão da segunda via”. Comenta Priester.

Com novo layout e mais dispositivos de segurança, o modelo tem elementos em relevo e em microimpressão, imagens secretas, mapas do Brasil e do estado em que o motorista está habilitado. Também contará com código de barras, o qual vai permitir aos agentes de trânsito consultar futuramente a situação do documento de forma mais rápida.

Para Priester, “os novos dispositivos de segurança são importantes porque inibem a falsificação e adulteração do documento”.

 

Habilitações

O Paraná possui 5,4 milhões de condutores, entre janeiro a outro de 2016 foram emitidas 124 mil carteiras de primeira habilitação. Em Francisco Beltrão, até novembro eram 48.468 condutores registrados. Entre janeiro a outubro foram emitidas 1.676 carteiras de habilitação.