Homologado na última semana pelo Ministério da Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial para dependentes de álcool e drogas (Caps AD) deverá iniciar os atendimentos em até 90 dias em Francisco Beltrão. Ainda em maio a Secretaria de Saúde havia feito o pedido ao governo federal para instalação de uma unidade no município, após deliberação do Conselho de Saúde, e obteve a resposta positiva na última semana.

A instalação do Caps AD será feita até outubro, conforme explica a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda. “Estávamos aguardando a resposta do Ministério da Saúde, mas também preparados para a qualquer momento iniciar o processo de instalação, com a contratação de profissionais, compra de equipamentos e locação de um imóvel”, diz. Juntamente com a homologação, o Ministério da Saúde enviou R$ 50 mil, do chamado incentivo de implantação.  

O Caps AD atenderá até 45 pacientes por dia e funcionará como um ambulatório psiquiátrico para tratar dos dependentes químicos de álcool e drogas. O serviço atenderá 8 horas por dia e terá 13 colaboradores entre médico psiquiatra, clínico geral, psicólogo, pedagogo, terapeuta ocupacional e outros. O Município receberá também R$40 mil mensais de custeio para manter o serviço.

Este será um Caps AD do Tipo II, que é somente para atendimento ambulatorial. Segundo Rose Guarda, pelo porte de Francisco Beltrão, este é o único modelo de Caps que o município comporta. “Beltrão tinha a necessidade de instalação de um Caps AD para atender os pacientes do município e como temos 80 mil habitantes, somente poderíamos nos habilitar a receber um Caps deste porte, do chamado Tipo II”, explica.

A Prefeitura já realizou cadastro junto ao governo federal requisitando verba de R$800 mil para construção da unidade, que funcionará temporariamente em um imóvel alugado pela Prefeitura. Francisco Beltrão também integra o Caps AD regional, que faz parte de uma espécie de consórcio entre os municípios da 8ª Regional de Saúde. Este, porém, será do Tipo I, com internamentos, e Beltrão terá direito a 22% das vagas.