Muita gente compareceu no Calçadão Central de Francisco Beltrão na manhã de sábado para acompanhar a entrega das novas máquinas e dos veículos adquiridos pela Prefeitura. Desde cedo, parte da equipe de governo já estava no local preparando o mate, sapecando pinhão e conversando com a população.

Durante o ato de entrega do maquinário, o prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB) destacou que os novos veículos irão melhorar significativamente os serviços prestados pela Prefeitura tanto no interior como na cidade. Foram três novas motoniveladoras 120K, duas escavadeiras hidráulicas 320D, um rolo compactador, três vans, três carros populares e dois caminhões com coletor de lixo, que serão geridos pelas secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

“Fizemos essa aquisição valorizando principalmente o interior, porque sabemos que a produção agropecuária é uma das molas mestras da nossa economia, que o agricultor é um empreendedor de si mesmo e como tal tem dificuldades, mas que o poder público pode – e deve – ajudar a superar”, afirmou o prefeito em seu pronunciamento. Os novos veículos totalizam um investimento de R$ 3,8 milhões; é o maior da história de Francisco Beltrão.

O agricultor Celso Zucchi, do Km 8, produz cerca de 6 mil litros de leite por mês e espera que com o novo maquinário, os serviços de infraestrutura prestados pela Prefeitura tenham mais agilidade. “O que a gente precisa é ter a estrada boa e o necessário dentro da propriedade pra produzir”, explica.

Na cidade, os dois novos caminhões coletores de resíduos serão utilizados na coleta do lixo que é destinado ao aterro sanitário. A Secretaria de Assistência Social também recebeu um veículo, este por meio de convênio com o governo federal, viabilizado pelo deputado Assis do Couto (PT). Além dele, os deputados estaduais Caito Quintana (PMBD) e Luciana Rafagnin (PT) também participaram do evento.

Secretaria passa por reestruturação

Conforme o prefeito Neto anunciou no evento, o próximo passo para a renovação da frota será a aquisição de caminhões para os serviços no interior. “Em breve já estaremos registrando preços para licitar caminhões novos, todos trucados e com tração integrada”, disse.

A secretária de Desenvolvimento Rural, Daniela Celuppi, explicou que as aquisições fazem parte de um novo modelo de gestão implementado na Secretaria, com a divisão do município em três macrorregiões e reestruturação do pátio de máquinas. As vans, por exemplo, serão usadas no transporte dos operadores, que antes vinham para a cidade todos os dias com os caminhões e máquinas.