por Ivan Cezar Fochzato

 

Em Abelardo Luz foi realizada a entrega oficial de terrenos aos primeiros empresários do novo distrito industrial da cidade. Os terrenos foram doados após concorrência pública e possuem área que varia de 1.900 a 28 mil metros quadrados. Nesta primeira etapa são no total nove empresas que vão se instalar no local. Com os empreendimentos serão gerados 220 vagas de empregos diretos, com possibilidade de ampliação. Juntos somam mais de R$ 10 milhões em investimentos.

 

O novo distrito industrial de Abelardo Luz foi criado em 2009, com a desapropriação de uma área de 96.800 metros quadrados, às margens SC-467, na saída para Xanxerê. A prefeitura investiu R$ 631.292,00 na aquisição da área que tem capacidade para 15 empresas de pequeno e médio porte. “A nova área industrial já está praticamente lotada. Tem mais seis empresas querendo investir em Abelardo Luz e logo teremos que ampliar o nosso espaço”, comemora o prefeito Dilmar Fantinelli.

 

As novas empresas que vão se instalar em Abelardo Luz são: Vipet Foods do Brasil, fábrica de rações para animais; Vernox, fabricação e comércio atacadista de máquinas e equipamentos de refrigeração; Jaque Metal Estruturas metálicas; Pavforte Artefatos de Concreto LTDA; San Rafael, comércio de sementes e implementos agrícolas; Idicar Auto Peças de veículos novos e seminovos; Signor & Signor Retífica de motores; Transper Indústria e Comércio de persianas/divisórias; e Dalcionei Stella ME, prestadora de serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos.

 

A primeira empresa a ser instalada no local é a Vipet Foods do Brasil, fábrica de ração para cães e gatos. O empreendimento já está em fase final de conclusão e deve entrar em funcionamento até o fim do ano. A empresa vai gerar 110 empregos diretos, sendo 40 deles para jovens iniciantes no mercado de trabalho.