Aconteceu na última semana, nas dependências do Centro Cultural Dom Agostinho, uma reunião entre produtores rurais, departamento de agricultura e representantes da empresa Agrogen, a fim de para a discussão de propostas para a ampliação da avicultura no município de Palmas, sul do Paraná.

Na ocasião, foi exposto aos presentes sobre a instalação de aviários para a rep

rodução de ovos, que posteriormente se transformarão em matrizes ou aves para o abate. De acordo com o gerente de agronegócios e médico veterinário da Agrogen, Eduardo Fronza, os municípios da microrregião de Palmas – Coronel Domingos Soares, Clevelândia, Mangueirinha, Honório Serpa – são territórios à serem explorados, visto que contam com poucos investimentos na área de avicultura. Além disso, em virtude da legislação vigente, municípios das regiões de Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos já saturaram a sua capacidade para produção avícola, fazendo com que a empresa procure novas áreas.

Destacou que num primeiro momento, a contrapartida do produtor consiste na construção do aviário e na manutenção dos animais. “Os custos giram em torno de 40 a 50% da renda bruta. Então o produtor tem uma margem de lucro de até 50% da atividade.”, enfatizou Fronza.

Edson Cassaniga, diretor do departamento de agricultura
  • Compartilhe no Facebook

Edson Cassaniga, diretor do departamento de agricultura

Para o diretor do departamento de agricultura, Edson Cassaniga, o encontro foi bastante promissor. Segundo ele, um grupo de cinco produtores demonstrou interesse em investir na atividade e estarão recebendo na próxima semana, uma visita de técnicos da Agrogen, para uma avaliação da propriedade e dos investimentos à serem feitos pelos agricultores.

Ressaltou que o projeto é audacioso, visto que os resultados não são imediatos e o custo inicial é elevado, mas que é revertido em lucros satisfatórios à longo prazo. Destacou que em meio às parcerias, o Poder Público investirá na infraestrutura de estradas para que os produtos possam escoar a produção, sob as mais diversas condições.