Por Ivan Cezar Fochzato

 

O Exército Brasileiro comemora neste dia 25, o Dia do Soldado, como forma de lembrar e valorizar o serviço à nação e homenagear o patrono da Instituição, Luís Alves de Lima e Silva – o Duque de Caxias, nascido nesta data de agosto de 1803. Caxias é considerado o grande líder nacional que conduziu seus homens à vitória em todos os combates em defesa do país.

 

 Em Palmas, a data vem sendo destacada desde o início desta semana. Na manhã desta quarta-feira   solenidade  na 15º Companhia de Engenharia de Combate,reuniu além dos militares da unidade, convidados da sociedade local.

 

A unidade do Exército em Palmas conta hoje com 172 soldados; 10 cabos; 48 tenentes e sub-tenentes e 17 oficiais. E,  conforme Sargento Izaque, é constituída de uma Sessão de Comando; Pelotão de Operações Especiais (PELOPES); Estado Maior; Pelotão de Combate; Pelotão de Engenharia de Apoio e Curso de Formação de Cabos.

 

Durante sessão do Poder Legislativo, na última segunda-feira, o comandante da 15º Major Marcos Aurélio de Oliveira Ramos Junior, destacou a luta do Exército para expulsar  os invasores, desde o século XVII e até os dias de hoje, em que há uma preocupação muito grande das Forças brasileiras para a proteção do país, seu povo e suas riquezas, principalmente a água, que na sua opinião, pode tornar-se motivo de muitos conflitos entre os países. Major Marcos Aurélio, disse que é necessário soldados bem preparados para formar um exército forte e capaz de enfrentar  todas condições geográficas do país.

 

(Audio)