por Ivan Cezar Fochzato

Nesta quarta-feira (24) – quando se comemora o Dia do Rio – a Sanepar e a Prefeitura de Palmas irão apresentar à população dois projetos ambientais com ações direcionadas aos principais rios do município: o Caldeiras e o Lageado. O evento será realizado às 19 horas na Câmara de Vereadores de Palmas.

 

“Eu cuido do Rio Caldeiras” e “Dê vida ao Rio Lageado” são os nomes dos projetos idealizados pela parceria entre Sanepar e a Prefeitura. O primeiro refere-se a ações de preservação do Caldeiras que é o responsável pelo abastecimento da população de Palmas. Já o projeto “Dê vida ao Rio Lageado” tem o objetivo de despoluir e revitalizar o rio, que passa pelo centro da cidade.

De acordo com Marilucia Cyrino Rodrigues, da coordenação de Meio Ambiente da Sanepar, ao final do evento será formada a equipe de trabalho para dar andamento aos projetos. “Neste primeiro momento estamos fazendo um pré-diagnóstico dos rios, para que posteriormente possamos direcionar as ações específicas à realidade de cada manancial”, explica.

Rodrigues lembra que o convite para participar do evento é estendido a toda população. “A idéia é que a comunidade também contribua na preservação dos mananciais e, assim, garantirmos o abastecimento futuro”.