Além do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), os proprietários de veículos do Paraná pagam neste mês o DPVAT, seguro obrigatório para indenizar vítimas de acidentes de trânsito. Até 2014, o seguro era pago no segundo semestre do ano, junto com o Licenciamento Anual. Desde então, ele passou ser quitado juntamente com a primeira parcela do IPVA.

O valor do seguro varia conforme a categoria do veículo. Para carros de passeio, táxis ou carros de aluguel, por exemplo, o seguro custa R$63,69. Para motos, ônibus e micro-ônibus, o valor pode ser parcelado em três vezes.

As datas de vencimento do seguro obrigatório acompanham o calendário de pagamento do IPVA. A guia de pagamento não é entregue pelos Correios. Para obtê-la, é preciso acessar o site da Seguradora Líder, responsável pela administração do seguro, e imprimi-la. O usuário deverá informar o número do Renavam, CPF e do número da placa do veículo. Os boletos podem ser pagos no Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander ou Sicredi.

Finais de placaVencimentos do IPVA e DPVAT
1 e 2

23/1 (segunda)

3 e 4

24/1 (terça)

5 e 6

25/1 (quarta)

7 e 8

26/1 (quinta)

9 e 0

27/1 (sexta)