g_1490124794 (1)
  • Compartilhe no Facebook

Foto: Divulgação.

No próximo dia 1º de abril, um sábado, o município de Chopinzinho estará mobilizado contra o mosquito Aedes Aegypti transmissor da zika, chikungunya e dengue.

O Mutirão da Dengue tem como objetivo retirar todo e qualquer lixo ou resíduo que acumule água. O trabalho será desenvolvido pela Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde com a parceria de várias entidades.

Os materiais que serão recolhidos devem ser separados como latinhas, garrafas, potes, plásticos, embalagens, pneus, entulhos, restos de construção, móveis velhos, dentre outros. Os vidros devem ser embalados separadamente. Neste momento não será recolhido lixo eletrônico e de remoção de poda.

Para participar, as pessoas devem separar em sua calçada todo o lixo que deseja que seja recolhido de seu pátio. Serão distribuídos na quinta e sexta-feira anterior ao mutirão bags com alças, 1 por quarteirão, para acondicionamento dos resíduos de forma segura. Os caminhões de coleta de lixo passarão por toda a cidade no dia do Mutirão. Passado o mutirão, os lotes que forem encontrados com resíduos em que possa se proliferar a larva do mosquito, receberão notificação e posterior autuação, de acordo com a Lei Municipal 3542/2016.

O mutirão é a sequência da campanha “Chopinzinho Limpa e Sem Dengue”, que já realizou neste ano mais de 1300 visitas em um só dia, com participação de 40 agentes de endemias; reformulação do Comitê da Dengue, incluindo diversos setores da comunidade; início do “Minha Escola Sem Dengue”, com trabalho realizado nas Escolas da Rede Municipal.