Pelo terceiro ano consecutivo a Caravana do Papai Noel vai levar o espírito do Natal para cidades do interior e litoral do Paraná. Este ano 40 novos municípios vão receber a visita de uma caravana mágica com apresentações artísticas e muitos presentes na bagagem. O Natal Encantado do Paraná começou sua viagem no último sábado, dia 30 de novembro, e segue até o dia 22 de dezembro. O principal objetivo do evento é levar o Natal Encantado do Paraná para todas as regiões, promovendo a cultura, a solidariedade e o respeito ao próximo.

“Neste ano escolhemos novas cidades para multiplicar a alegria que levamos no ano passado. A experiência foi única, tanto da nossa parte, como das cidades que receberam a Caravana do Natal Encantado. O Provopar tem esse objetivo: levar o espírito de Natal e o conforto desta data tão importante para crianças de todo o Estado”, explica Carlise Kwiatkowski, presidente do Provopar.

São duas caravanas partindo de Curitiba que farão uma viagem por 20 cidades cada uma. Cada caravana do Natal Encantado do Paraná tem a presença do Papai Noel com o seu baú de brinquedos e apresentação de uma companhia de teatro: Trupe Parabolé e a Companhia Rosy Greca.  

A realização do Natal Encantado do Paraná é do Governo do Estado do Paraná, Provopar Estadual (Programa de Voluntariado Paranaense), CANAL/mkt e Ministério da Cultura; Promoção da RPC, com patrocínio do Instituo Renault, Instituto Joel Malucelli, Supermercados Condor, Rodonorte, Caminhos do Paraná, Sanepar, Britânia, Volvo e BRDE. O apoio é das empresas Inovatec System, Sindafep, Copel, Dunlop e Grupo Servopa e Fomento Paraná. O Natal Encantado do Paraná é um projeto incentivado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura.


Espetáculos gratuitos levam clima de Natal para os municípios paranaenses

As companhias que irão acompanhar o Papai Noel são a Companhia Rosy Greca e o Grupo Parabolé Educação e Cultura (Trupe Parabolé). O primeiro grupo vai apresentar o espetáculo “Sim, Papai Noel Existe”. Com duração de aproximadamente trinta minutos, o Auto de Natal foi especialmente montado para o Natal Encantado com muita música e dança.

Composto de cinco personagens/bonecões, a história gira em torno da amizade entre o pequeno Nicolau, um menino cheio de fantasia e imaginação, e a menina Virgínia que, influenciada pela onda consumista, vive o conflito da descrença na figura do Papai Noel.

Completam a história Rodolfo, a rena do nariz luminoso, o Anjo da Fé, e o próprio Papai Noel. O texto e as músicas são da premiada compositora e artista Rosy Greca e a direção cênica da conceituada dramaturga e diretora teatral, Fátima Ortiz.

Na outra caravana, da qual o Grupo Parabolé faz parte, o espetáculo apresentado será “A caixa do Tempo”.  A Trupe mostra uma família que comemora o aniversário do seu filho que completa seus 18 anos e vai se mudar da casa dos pais. Para a data tão especial, os pais têm uma surpresa: durante toda a vida do menino, eles guardaram suas memórias em uma caixa, sem que ele soubesse. 

 

O que poderia ser colocado dentro de uma caixa para alguém que está de partida e que remetesse toda sua vida até aquele momento? O público vai se encantar com essa história que fala de amizade, amor e respeito. 

O texto é de Maíra Weber, cenografia de Levi Brandão e figurino Rennan Negrão de Queiroz. Encenam a peça os atores Carlos Moreira, Cleydson Nascimento, Larissa Lima e Vanessa de Vieira.  Direção e produção: Parabolé Educação e Cultura.