Desmembrado de Palmas, o município de General Carneiro, com sede localizada às margens da BR 153 – no Sul do Paraná- completa nesta quinta-feira (19),  54 anos de Emancipação Político -Administrativa.  As origens históricas do município de General Carneiro estão ligadas à descoberta dos Campos de Palmas.

Em 1901, foi criado o Distrito Policial na Colônia General Carneiro, em homenagem ao comandante militar, Antônio Ernesto Gomes Carneiro, morto em batalha, em 1894 durante a Revolução Federalista, em confronto na Lapa/PR. Em abril de 1927, transferiu-se a sede do Distrito de General Carneiro para a localidade denominado “Iratim”.

Em 1958, foi criado o Distrito de São José de Palmas, com sede na localidade de Passo da Galinha e em 25 de janeiro de 6,  São José de Palmas foi elevado à categoria de município, porém com a  denominação já alterada para General Carneiro, desmembrando-se do território do município de Palmas.

Sua emancipação política administrativa ocorreu em 19 de novembro de 1961 e atualmente conta com 15 mil habitantes.Tem seu território que alcança a região do Horizonte, nos campos de Palmas e Agua Doce, municípios com os quais tem limites.