Nesta quarta-feira, 08 de março, a 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada realizou formatura em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O Comandante da Companhia, Cap. Diego Agostini parabenizou as militares e ressaltou a importância da mulher na sociedade e no Exército Brasileiro. “ A mulher, independente do seu ofício, seja formal ou informal, desempenha seus afazeres com dedicação plena, disciplina e coragem”, destacou na mensagem.

No Exército Brasileiro, a participação feminina remonta à heroína Maria Quitéria de Jesus Medeiros, a primeira mulher a incorporar e a combater nas fileiras do Exército, em 1823, durante a Guerra da Independência, em terras baianas.

O legado deixado por essa desbravadora, recheado de amor à Pátria, inspira as meninas de hoje, as quais dão um passo marcante e significativo no cenário da doutrina militar brasileira: ingressar na Linha de Ensino Militar Bélico.

Neste ano, elas poderão prestar concurso para a Academia Militar das Agulhas Negras, para a Escola de Sargentos de Logística e para o Centro de Instrução de Aviação do Exército. Oficial ou sargento, essas jovens serão as pioneiras na linha bélica e deixarão, certamente, marcas indeléveis de civismo, patriotismo, responsabilidade e perseverança.