Na cidade de Marmeleiro, para comemorar o Dia da Árvore na última quinta-feira (21), foi realizado um plantio de mudas de árvores nativas. A ação foi nas margens do Córrego Santa Rita, na área onde foi implantada a Estação de Tratamento de Esgoto. Equipes formadas por empregados da Sanepar, por servidores da Prefeitura de Marmeleiro, técnicos da Emater, servidores do Núcleo de Educação, da Secretaria de Meio Ambiente, representantes do Conselho do Meio Ambiente e do Rotary, além de alunos do Colégio Telmo Otávio Müller e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) fizeram o plantio de cerca de 150 mudas. Dentre as espécies escolhidas estavam o pau-brasil e o marmeleiro bravo, símbolo e origem do nome da cidade.

O prefeito Jaimir Darci Gomes da Rosa, que fez o plantio de uma muda de marmeleiro bravo, disse que é um momento importante para marcar o início da primavera também: “Plantar uma árvore é plantar vida, garantir o futuro para as próximas gerações e garantir um ambiente melhor para nossos descendentes”. O gestor ambiental da Sanepar, Adrio Trevisan, explica que a área foi escolhida em razão dos impactos causados pelas obras de implantação da nova estação de tratamento e das tubulações de esgoto. “A ação é para comemorar a data e recompor a mata ciliar neste córrego com o objetivo de restaurar a vegetação nativa da área”, explicou.

INVESTIMENTOS

Ao falar da escolha do local e dos investimentos em esgoto na cidade, o prefeito destacou que a parceria com a Sanepar já beneficiou e ainda vai beneficiar muitas famílias. “O empenho da Sanepar e do Governo do Estado em ampliar o sistema de coleta e tratamento do esgoto vai garantir a melhoria da qualidade de vida, além de permitir a expansão da rede coletora em outros bairros da cidade”, afirmou o prefeito. A ETE Marmeleiro entrou em operação em maio deste ano e mais 700 imóveis passaram a contar com a coleta e tratamento do esgoto. Estão previstos investimentos para atender moradores de parte do Centro e dos bairros Alvorada e Bandeira.

Fotos: Divulgação assessoria