A Prefeitura de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, está engajada no Movimento Compre do Pequeno Negócio. A iniciativa inédita, lançada em agosto em todo o País, pretende estimular a sociedade a consumir serviços e produtos de micro e pequenas empresas. No dia 5 de outubro, para marcar o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, está programada uma grande mobilização na Praça Presidente Vargas, no centro da cidade.

As micro e pequenas empresas são mais de 95% do total de empresas brasileiras, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil e por 52% do total de empregos com carteira assinada – mais de 17 milhões de vagas. No Paraná, existem em média 850 mil pequenos negócios formalizados, entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Para participar do Movimento Compre do Pequeno Negócio, na praça central de Pato Branco, expondo serviços e produtos, os empreendedores devem se inscrever no site do Município (www.patobranco.pr.gov.br), no link criado especificamente para o evento.  “Queremos promover essa mobilização em Pato Branco, porque entendemos que, valorizando os pequenos negócios, responsáveis pela maior parte da geração de empregos, estaremos fomentando a economia local e regional”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pato Branco, Osmar Braun Sobrinho.

A intenção da administração municipal é levar para exposição na praça cerca de 500 empreendedores ativos, que se enquadram na faixa de microempreendedores individuais até pequenas empresas.

O consultor do Sebrae/PR, Alaxendro Dal Piva, conta que, para incentivar a participação no Movimento Compre do Pequeno Negócio, haverá campanhas na mídia, nas redes sociais e a distribuição de kits gratuitos para que as pequenas empresas sejam facilmente identificadas pelos consumidores. “Em Pato Branco, no Sudoeste, no Paraná e no País, o Sebrae realizará uma grande mobilização para estimular a população a concentrar o consumo em micro e pequenas empresas. Por isso, é importante que mais órgãos públicos e entidades venham somar.”

Mais informações sobre o Movimento Compre do Pequeno Negócio podem ser obtidas no hotsite (www.compredopequeno.com.br), que enumera as razões para comprar das micro e pequenas empresas. No hotsite, os empreendedores também poderão cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre os produtos e serviços que precisa perto de sua casa ou trabalho.