Enquanto que em Londrina, no norte do Estado, os pedestres e motoristas podem contar com um novo modelo de faixas para pedestres (Foto abaixo), nas cores vermelho e branco, tendo por objetivo chamar a atenção e alertar para o alto número de acidentes, pois o vermelho remete ao sinal de parada dos semáforos, em Francisco Beltrão não é bem assim.

Além da falta de respeito de certos motoristas com relação à faixa elevada, em muitos locais a pintura nem mais existe. Por sua vez alguns pedestres não receberam orientação quando da implantação das faixas e simplesmente atravessam não importando se a faixa esta na frente de um semáforo.  Em certos cruzamentos da cidade já existe o semáforo para pedestres, mas muitos por ignorância, não respeitam. Com a chegada do final de ano, o nó do trânsito beltronense tende a se agravar. Tanto o desconhecimento de pedestres quanto a desatenção de motoristas pode trazer consequências desastrosas, principalmente quando isso vem acompanhado do uso de bebida alcoólica.

No flagrante da foto principal, em pleno meio dia, o motorista trafega no anel central da cidade, degustando uma cerveja enquanto dirige com apenas uma mão ao volante.

Um ato aparentemente inocente, pode trazer graves consequências, principalmente em uma via movimentada como esta do flagrante fotográfico.