A estátua do Cristo Redentor em Francisco Beltrão, foi inaugurada em 17 de abril de 1992, de lá pra cá se tornou um dos principais pontos turísticos do município. Localizado no Morro do Calvário, no Bairro da Cango, propicia aos visitantes uma das mais belas vistas da cidade.

  • Compartilhe no Facebook

(Foto: Leila Lindiana)

 

A visitação ocorre durante todo o ano, porém com maior intensidade na Quaresma, período de penitência e intensa oração. Com a proximidade da Semana Santa, vários trabalhos estão sendo realizados e o Secretário de Viação e Obras, Cláudio Borges, comenta que de forma bastante intensa, “nossas equipes estão trabalhando na parte de pintura, que está quase concluída. Estamos mexendo na praça, na entrada, trocando, colocando o parquinho novo, mexendo na iluminação”.

Além disso, está sendo realizada a limpeza e pintura da estátua do Cristo, “o trabalho está bem adiantado, tudo ficando limpo e bonito, a iluminação toda trocada e o pessoal da jardinagem e pintura trabalhando”, informa. A expectativa é finalizar os trabalhos na próxima semana.

Confira o áudio na íntegra:

 

Histórico

Em 1959 e 1960, em viagem a São Paulo a irmã Berta comprou as imagens de Nossa Senhora e do Apostolo João. Ambas foram colocadas sobre um altar ao pé da cruz, no bairro da Cango. Na oportunidade ela convidou um escultor paulista para moldar em concreto as estações da Via Sacra e a Gruta. Após a Instalação da Via Sacra, a população espontaneamente passou a chamar Morro da Cruz de “Morro do Calvário”. A Gruta Nossa Senhora de Lourdes foi inaugurada em 19/01/1961.

Em 1990, o então prefeito Nelson Meurer, adquiriu uma estátua do Cristo Redentor, diretamente da fábrica em Campinas, interior de São Paulo. Em 17 de abril de 1992, a estátua do Cristo Redentor foi inaugurada após missa solene, presidida pelos padres Natalício Weschenfelder e Afonso de Nijs, na capela do pedestal, na presença de autoridades políticas e da comunidade.

(Assessoria/Prefeitura de Francisco Beltrão)