Uma moranga de 39 kg foi colhida na última semana na comunidade da Vargem Bonita, no município de Ampére. O legume foi plantado em outubro do ano passado pelo agricultor Simão Deriviani e surpreendeu a todos os moradores da localidade pelo tamanho.

 A semente utilizada para o plantio foi trazida do Rio Grande do Sul. “Um amigo trouxe a semente de Caxias do Sul (RS) e não tinha aonde plantar. Ai, eu resolvi plantar”, conta o produtor Simão Deriviani. Segundo ele, apenas as técnicas normais de plantio foram utilizadas durante a produção da moranga. “Só coloquei um pouco de esterco de gado”, resume.

No total, foram colhidas duas morangas gigantes. Um legume que pesou 39 kg e, outro, com cerca de 30 kg. “Na verdade, deram mais morangas grandes. Mas, algumas, infelizmente, apodreceram”, afirma Seu Deriviani. A moranga em questão é do tipo exposição e costuma pesar de quatro a seis quilos.

A moranga colhida por Seu Deriviani fez sucesso na comunidade da Vargem Bonita. Os vizinhos já estão interessados pela semente do legume gigante para também realizarem o plantio. “Mais de cem pessoas já me pediram a semente. A partir de agora, vou abri-la e dar a sementes para os meus vizinhos e amigos”, comenta.

SEU JOÃO E A MORANGA DE 20 KG

No mês passado, outro caso de uma moranga gigante foi registrado em Ampére. Um pouco menor, Seu João Gregol encontrou em sua plantação de morangas, no Centro da cidade, um legume de cerca de 20 kg. O nome e o tipo da semente da moranga também eram desconhecidos.