Moradores de alguns bairros de Palmas, sul do Paraná, encaminharam à redação do RBJ, vídeos em que expõe o drama de muitas famílias que tem suas casas constantemente alagadas durante as chuvas. Há registros com problemas na última semana nos bairros Lagoão, na Rua Paulo Banack; Hípica, na Rua Londrina e São José, nas proximidades da Rua Augusto Kluge.

Em uma das descrições, a leitora do São José destaca: “Ali existe um riacho, que já vem do bairro de cima, que estoura sempre. Sempre é a mesma coisa: alaga casas. Ruas deixam de existir. Claro que entendemos que é a natureza. Mas se for analisar bem de perto, o problema é falta de tubos. Boeiros existem dois”, explica.

Em outro relato: “Queria que vc viesse na Hípica. Rua Londrina com a chuva encheu uma vala e transbordou água, tem uma casa ao lado da valeta e esta despencando, a estrada esta todo cheia de buraco, e colocaram um caçamba de terra acabou chovendo e a rua lotada de pedra, não tem condição de sair de carro pq o carro não passa”.
As imagens(via celular), também à noite, procuram mostrar a situação de muitas famílias.


CHUVA
Embora faltando algumas horas para encerrar o mês e possibilidade de mais chuva, até às 09h00 desta segunda-feira (30) o volume pluviométrico é 219.6 milímetros em Palmas, sul do Paraná, neste mês de novembro.

A estação climática do IAPAR marcou na última sexta-feira, 68 milímetros – maior volume concentrado de chuva em poucas horas. A quantidade neste mês supera em 57% o valor máximo da média histórica para a região que é de 140 milímetros. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o volume e 2015 já é 25% superior ao mesmo período do ano passado.
TEMPERATURAS
Em relação às temperaturas com histórico de mínimas de 14.3 e máxima de 25.9ºC, o mês de novembro dos palmenses se manteve dentro da média, tendo em alguns dias, entretanto, alcançado os 27 graus durante o dia e temperaturas bastante baixas ao amanhecer, como é o caso do último dia 20, que marcou 9.2ºC. O dia mais frio do mês ocorreu no último 21, com temperatura mínima de 7,9ºC. Nesta segunda-feira (30) os termômetros marcaram mínima de 12ºC.