Por Evandro Artuzi
Com uma carreira brilhante, iniciada ainda nos anos 60, no programa Praça da Alegria interpretando um mendigo, o cantor, compositor e humorista Moacir Franco emocionou quem participou do Baile dos Advogados em Francisco Beltrão, no sábado (10/11), no Santa Fé Clube de Campo. Moacir, mesmo com seus 76 anos e alguma dificuldade na voz, não deixou por menos e contagiou o público do começo ao fim de sua apresentação. Mesclando suas músicas com boas pitadas de humor, o cantor conseguiu emocionar e arrancar risos da plateia.

Durante show lembrou fatos marcantes da vida, como sua passagem pela política, suas separações e decepções amorosas e tantos outros. Esses momentos e fatos praticamente todos se tornaram música. Ao falar das separações, por exemplo, apresentou a música ‘Cartas na mesa”, feita para se despedir de uma de suas mulheres.

Sua participação na política, como deputado federal, rendeu-lhe uma fama negativa, tendo as portas fechadas em praticamente todas as gravadoras. Para reconstruir sua carreira saiu em caravana fazendo apresentações em todo o País, quando encontrou amigos verdadeiros, como João Mineiro e Marciano, que gravaram a música Seu amor ainda é tudo, colocando Moacir Franco de volta na mídia. A dupla vendeu 2,5 milhões de discos.

Também foram lembrados os sucessos: Se eu não puder te esquecer, suave é à noite, a marchinha de carnaval me dá um dinheiro ai, felicidade começa com fé e milagre da flecha. Ainda durante a apresentação, Moacir Francisco fez piada com a plateia, brincou com Hermes Rathier , presidente da OAB, dançou com mulheres e cantou algumas de suas composições mais românticas que embalaram muitos casais em plena apresentação do cantor.

Encerrado o show, Moacir permaneceu por quase uma hora atendendo fãs, autografando CDs e ainda brincando com todos e, mesmo exausto, também atendeu com exclusividade a reportagem da Onda Sul FM. Rapidamente falou sobre esta apresentação e sua carreira, enfatizando que pretende ter saúde pra continuar desempenhando seu trabalho.

Após o show, a Banda Beltronense Flor da Pele animou o público até o final da madrugada deste domingo. Essa promoção, já tradicional, encerra o mandato do advogado Hermes Rathier na presidente na OAB (ordem dos Advogados do Brasil), subseção de Francisco Beltrão. Nos próximos dias, uma nova diretoria será eleita.