Foto: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.
  • Compartilhe no Facebook

Foto: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Mais de 500 jovens missionários participaram da 4ª edição das Missões Franciscanas da Juventude, realizada em Curitiba entre os dias 19 e 22 deste mês.

As edições anteriores aconteceram em Ituporanga-SC (2014), Concórdia-SC (2015) e em Chopinzinho-PR (2016), quando houve a participação de mais de 330 jovens de cinco estados.

(Missões Franciscanas da Juventude, momentos de fé e trabalho missionário)

Desde sua origem, quando reuniu cerca de 100 jovens, até esta última edição, as Missões atingiram seu objetivo de envolver todas as Paróquias da Província da Imaculada, que está presente nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Chopinzinhenses que participaram do evento. Foto: Paróquia São Francisco de Assis.
  • Compartilhe no Facebook

Chopinzinhenses que participaram do evento. Foto: Paróquia São Francisco de Assis.

Da Paróquia São Francisco de Assis de Chopinzinho, cerca de 50 jovens participaram das Missões Franciscanas, e dois chopinzinhenses foram destaques no evento, Alciney e Maciel.

Alciney é deficiente visual, e participou de todos os momentos, com a valiosa ajuda do Maciel. Os dois foram chamados ao palco para receber o carinho dos participantes. Mariana Rogoski, da equipe de preparação das Missões, falou sobre o cuidado de Maciel com o amigo, sempre acompanhando-o. Em sua simplicidade, Maciel agradeceu e pediu que o Senhor retribuísse a todos.

Alciney que conseguiu a última vaga na caravana para participar das Missões, partilhou sua experiência missionária, destacando que para ele foi fundamental ter ficado no centro, pois teve contato com uma realidade que não existe em Chopinzinho, as pessoas em situação de rua.

Eu, como cego, faço muitas coisas de ruim. Eu reclamo por nada e ontem, eu ajudando a entregar as frutas, muitos, só pelo gesto de dar a mão, um sorriso, ficavam agradecidos.

Um dos momentos mais aguardados foi o anúncio da sede das próximas missões. Os jovens curitibanos passaram o tau da juventude, símbolo das missões, para os jovens de Agudos e Bauru, as cidades que receberão as Missões Franciscanas da Juventude entre os dias 18 e 21 de janeiro de 2018.