Presidentes, diretores e executivos das Associações Comerciais do Sudoeste do Paraná participaram nos dias 10 e 11 de setembro de uma Missão Técnica no Rio Grande do Sul.

A viagem foi organizada pela CACISPAR – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná, com o objetivo de conhecer novas estruturas e modelos de gestão, produtos e serviços, além de obter novas informações que podem vir a contribuir para o desenvolvimento das ACEs no Sudoeste do Paraná.

Segundo presidente da Cacispar, Lindones Colferai, a viagem é uma oportunidade para os dirigentes e executivos das associações comerciais conhecerem os projetos que deram certo nas entidades para aprimorar o sistema local, proporcionando novas e relevantes informações para os empresários associados.

A comitiva composta por 27 participantes visitou a Associação Comercial de Lajeado (ACIL), onde conheceu as áreas de feiras e projetos que a associação desenvolve. O grupo também visitou a empresa de bebidas Fruki e conheceu o processo de fabricação das bebidas.

A ACCIAS – Associação Comercial de Getúlio Vargas também recebeu a visita dos sudoestinos. A entidade falou de diversos projetos como as soluções empresariais Unimed, Serasa, agência de empregos, locações de salas e equipamentos, companhia teatral MotivArte, Almoço Tá na Hora, cartão utilcard, ponto de atendimento Sebrae, programa Empreender e Prodege – Programa de Desenvolvimento de Getúlio Vargas.

Além das duas Associações Comerciais, a Missão Técnica também visitou a CIC – Câmara de Indústria, Comércio e Serviços e a Microempa – Associação das Empresas de Pequeno Porte do Estado, duas entidades de referência no Estado.

De acordo com presidente da Associação Comercial de Chopinzinho (ACEC) e vice-presidente para assuntos de finanças e patrimônio da Cacispar, Álvaro Scolari, a visita foi uma grande troca de experiências, onde os representantes das associações do sudoeste foram em busca de informações ideias de ações para implantar em suas entidades. “Além da busca por informações, nós também contribuímos com as entidades do Rio Grande do Sul, levando nossas experiências e agregando conhecimento a eles”, destacou Álvaro.

O presidente da ACEC também destacou que a comitiva foi muito bem recepcionada pelos gaúchos. “Em duas cidades contamos com a presença dos prefeitos e vice, além de secretários, presidentes e diretores das associações”, contou.

“Um dos pontos marcantes é o envolvimento e a parceria público x privada que as associações possuem com as prefeituras, e o comportamento das entidades em promover o desenvolvimento econômico local e criar ambientes para o crescimento das empresas. Agora precisamos compartilhar e disseminar o conteúdo absorvido com as associações do Sudoeste do Paraná”, completou o presidente da ACEC.

Está foi a quinta Missão Técnica que a Cacispar realiza, juntamente com as ACEs, para conhecer modelos de entidades.