Oito novos promotores substitutos tomaram posse nesta segunda-feira, 31 de agosto, em cerimônia realizada no auditório da sede do MP-PR, em Curitiba. São eles: Aldo Kawamura Almeida, Gladyson Sadao Ishioka, Roger Galino, José de Oliveira Júnior, Rafael Alencar Rodrigues, Rodrigo de Assumpção Araújo Azevedo, José Tiago Chesine Góis e Aracê Razaboni Teixeira. Os novos integrantes foram aprovados no último concurso público realizado para o cargo, que contou com 2.645 inscritos.

A solenidade de posse, prestigiada por procuradores e promotores de Justiça, familiares e amigos dos empossados, foi aberta pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia que, dando as boas-vindas aos novos promotores, ressaltou a importância que passarão a ter como agentes políticos de transformação social, na efetivação da cidadania digna, mediante a implementação e o asseguramento das garantias fundamentais do Estado Democrático de Direito.

Na sequência, em nome da Associação Paranaense do Ministério Público, Luiz Chemim Guimarães (ex-procurador-geral de Justiça e procurador aposentado) saudou os novos integrantes do MP-PR. Ele se referiu ao Ministério Público como uma instituição em constante processo de aperfeiçoamento, o que depende também de seus novos membros: “Hoje os promotores que ingressam vão encontrar uma casa quase pronta. Digo quase porque ela nunca estará pronta, pois sempre haverá necessidade de acabamentos, melhorias, conquistas, ou instrumentos de ação para o exercício dessa função tão relevante”.

Representando os novos promotores, Aldo Kawamura Almeida falou sobre os anos de estudo, dedicação e persistência necessários para que todos eles concretizassem o sonho de se tornarem promotores de Justiça. “Hoje, assumimos publicamente a missão de defender o povo do Estado do Paraná. E tenho certeza de que todos os que hoje foram empossados não esquecerão que em cada processo há muito mais que um litígio, há vidas que serão decididas. Nós trabalharemos com a vida, a saúde, a liberdade, o patrimônio e a dignidade das pessoas. Por isso, devemos ser humanos, sensíveis às injustiças”, comentou.

Também estiveram presentes à solenidade de posse, compondo a mesa, o corregedor-geral do MP-PR, procurador de Justiça Arion Rolim Pereira; a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e coordenadora do Ceaf, Samia Saad Gallotti Bonavides; o ouvidor-geral do Ministério Público, procurador de Justiça Antônio Cesar Cioffi de Moura; o presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, promotor de Justiça Cláudio Franco Félix, bem como os procuradores de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Vani Antonio Bueno e Marco Antonio Correa de Sá.

Atuação

Os novos integrantes do MP-PR atuarão nas seguintes seções judiciárias: Aldo Kawamura Almeida, em Guaíra; Gladyson Sadao Ishioka, em Cornélio Procópio; Roger Galino, em Irati; José de Oliveira Júnior, em Palmas; Rafael Alencar Rodrigues, em Laranjeiras do Sul; Rodrigo de Assumpção Araújo Azevedo, em Dois Vizinhos; José Tiago Chesine Góis, em Santo Antônio do Sudoeste; e Aracê Razaboni Teixeira, em Jandaia do Sul.