Por: Francione Pruch

Na tarde da última quinta-feira (16) o Ministério Público do Paraná, através da 1º Promotoria de Justiça e 2º Promotoria de Justiça de Chopinzinho, lançaram a campanha “Movimento Paraná sem Corrupção”.


O Movimento é uma articulação da sociedade contra a corrupção. A iniciativa surgiu em maio de 2012, incentivada pelo Ministério Público do Paraná, e vem conquistando a adesão de diversos parceiros da comunidade escolar, da sociedade organizada, de empresários e de cidadãos paranaenses que não aceitam a corrupção.


O projeto vai crescendo aos poucos no município. A Rádio Difusora América e demais veículos de comunicação são parceiros da campanha. A ACEC (Associação Comercial e Empresarial de Chopinzinho) também aderiu à campanha e estará ajudando para que mais empresários se tornem parceiros desse movimento.


Segundo a Promotora de Justiça de Chopinzinho, Ivana Ostapiv Rigailo, as primeiras ideias do projeto surgiram em 2007. “Esse movimento dentro do Paraná, é uma iniciativa do Ministério Público e ele surgiu dentro de outro projeto já desenvolvido pela instituição desde 2007, que é um projeto geral denominado, o que você tem a ver com a corrupção. Então neste ano, aproveitando o ano eleitoral, o Ministério Público do Paraná decidiu lançar este projeto social como algo mais próximo das comunidades”.


Nesta semana o ministério público se reúne com os diretores das escolas estaduais do município para elencar a forma de trabalho do projeto com os alunos, “nesta semana teremos uma atividade com as diretoras e diretores dos colégios estaduais do município. Tanto da cidade quanto do interior, todos estão convidados a participar dessa conversa com a promotoria. E nós estaremos trabalhando em forma de palestras juntos aos estudantes do ensino médio, e em breve vamos lançar com o apoio e adesão da ACEC, um concurso de redação voltado para esse público estudantil, com a premiação ao final desse concurso”.


A campanha será encerrada no mês de outubro com uma audiência pública reunindo a comunidade chopinzenhense e os candidatos eleitos para vereador e prefeito da cidade.


O Movimento Paraná Sem Corrupção tem o propósito de promover o combate à corrupção e disseminar uma cultura baseada na dignidade, na honestidade, em princípios éticos, na participação social e no exercício pleno da cidadania. Caso você queira participar do movimento pode acessar o site http://www.paranasemcorrupcao.org.br/. Através do portal as pessoas conhecem a história da campanha, obtém informações e podem fazer denúncias.

 

Vídeo da campanha:
http://www.youtube.com/watch?v=hblBL1KTTfw