O Ministério das Cidades empenhou, na semana passada, R$ 750 mil, recurso proveniente de uma emenda individual do deputado federal Assis do Couto, para o município de Nova Prata do Iguaçu, na região Sudoeste. O recurso será aplicado em recapeamento asfáltico em várias ruas da cidade. O prefeito Adroaldo Hoffelder, o Sassá, comemorou a garantia do recurso.

De acordo com o prefeito, serão oito ruas asfaltadas na área urbana do município. “Essa emenda é muito importante para o município de Nova Prata do Iguaçu. Vamos fazer o recape asfáltico das ruas que ligam a Avenida Iguaçu aos bairros do município.”, disse.

O deputado Assis do Couto comentou que, neste ano de 2015, os recursos de emendas individuais começaram a ser empenhados mais tarde que o de costume. “Normalmente, nos meses de Junho e Julho já temos as primeiras garantias de recurso. Neste ano, o primeiro recurso de emenda foi empenhado apenas no mês de outubro”, comentou.

De acordo com o parlamentar, a demora para o empenho dos recursos é resultado das medidas administrativas pra contenção de gastos públicos do governo federal. “Mas como as emendas individuais agora são impositivas. Nós acreditamos que a maior parte dos empenhos sairá nos meses de novembro e dezembro”, completou.

Histórico

Só no ano passado, 2014, o deputado Assis do Couto garantiu mais de R$ 3 milhões em emendas individuais para asfaltamento ou pavimentação com a utilização de pedras irregulares em municípios paranaenses.

“Nós sabemos que a principal função nossa, em Brasília, é legislar. Eu sou autor da Lei da Agricultura Familiar, de um projeto de lei que cria a Estrada-Parque Caminho do Colono. Sou autor de um dos projetos do Código Florestal. Mas as emendas, muitas vezes, são a única possibilidade de municípios pequenos, como os que o nosso mandato representam em Brasília, melhorarem a vida do cidadão”, contrapôs o deputado.