Um dos maiores eventos turísticos do estado do Paraná, o Natal de Pato Branco, teve sua abertura no sábado (30), na Praça Presidente Vargas. O evento, realizado pela Prefeitura de Pato Branco, contou com presença de milhares de pessoas, pato-branquenses e visitantes, que assistiram ao tradicional desfile que, neste ano, teve como tema “Natal Encantado” e foi acompanhado pela trilha musical da Orquestra de Câmara do Instituto Prosdócimo Guerra e do Instituto Theóphilo Petrycoski. Na sequência, as luzes da decoração, com o Túnel da Magia, foram acesas e foi realizada a abertura da Casa do Papai Noel.

Após a solenidade de abertura, com as bênçãos e a mensagem do prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, o público foi surpreendido por uma apresentação em estilo Flash mob, onde os cantores iniciam suas canções em meio ao público e aí vem até o palco. O espetáculo foi feito pelo Coral Sadia BRF, com canções natalinas que despertaram a participação espontânea das pessoas presentes, cantando e acompanhando, com palmas, as músicas interpretadas.

O desfile contou com a presença de cerca de 350 voluntários, divididos em 60 alas e quatro alegorias: “Nascimento de Jesus”; “Pato Branco”; “O encanto, a magia e a diversão”; e “O Natal”, que deram vida aos personagens. Desde os mais tradicionais da época, como a alegoria de Maria, José e o menino Jesus, com os Reis Magos e anjos, passando pelos bonecos de neve, biscoitos e mamães noel, até os típicos da cidade, com o carro de um grande pato branco, acompanhado pelas crianças com fantasias de pequenos patos. Sem esquecer, dos personagens que povoam o imaginário das crianças, Cinderela, Branca de Neve e os sete anões, Alice, Bela, Fiona, Shrek, juntamente com a novidade deste ano, a Princesa do Natal de Pato Branco.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi,salientou que o Natal é uma das marcas do município no cenário estadual e nacional. “O Natal nos orgulha, é uma festa popular, sem distinção. É democrática e proporciona um resgate de valores. A nossa gratidão a todos que colaboraram para fazer um evento tão maravilhoso, que encanta os pato-branquenses e acolhe tanta gente, ultrapassando fronteiras. Que o nosso Natal seja sempre abençoado”, desejou Zucchi.

Voluntários 

Heloiza Gabriela Farias, de 15 anos, há seis anos integra o grupo de voluntários do Natal de Pato Branco.  Nessa edição, interpretando um soldado, ela contou sobre a emoção de fazer parte desse momento. “É gratificante e muito especial trazer alegria para as pessoas e fazer com que essa data faça mais sentido para tanta gente”, salientou.

Nicoli Monique Tschá, de 24 anos,interpretou a Princesa do Natal, novidade do desfile. Estreante, ela ressaltou o que significou dar vida ao personagem. “Está sendo encantador viver tudo isso. O amor que as pessoas te recebem, é realmente um conto de fadas, uma experiência única. Além de se desafiar, é um descobrir de amor, gentileza ede emoções”, frisou.

Para Nicole Barbosa, de8 anos, que interpretou uma das coloridas Bonecas, desfilar no Natal foi e realização de um sonho. “Eu sempre quis participar. Meu coração está acelerado de tanta felicidade. O Natal mexe com o imaginário, é divertido, pois todos acreditam nessa magia”, comentou.

Visitantes 

Isabel Malvina Neto Ferreira, de Irati (PR), juntamente com sua família, percorreu mais de 300 quilômetros para assistir, pela primeira vez, a abertura do Natal de Pato Branco. Segundo ela, valeu a pena. “Foi maravilhoso. Eu amo essa cidade, tudo tão lindo e mágico, é inexplicável”, ressaltou.

Ana Vanessa Savi, de Santo Antônio do Sudoeste (PR), participou do desfile pela segunda vez e relatou que o evento superou as expectativas. “Está cada vez melhor. Aqui vivemos, de fato, a magia do Natal. É encantador, diferente emuito criativo, adoramos”, enfatizou.

Sandra Mara IesbikValmorbida, moradora do bairro Fraron, em Pato Branco, prestigiou a abertura do evento pela primeira vez, com o marido e a filha, de apenas sete meses. “Estamos emocionados, sem palavras. Foi tudo muito lindo, desde a riqueza de detalhes até a interação dos personagens, não tem como não entrar no clima de Natal. O Município está de parabéns por fazer um evento tão incrível”, falou.

Decoração 

A decoração nas ruas, trevos e praças este ano trouxe o tema “Natal Encantado”, oferecendo ao público, um espetáculo de cores e luzes, com muitas flores, caixas de presentes, árvores de natal e elementos natalinos, bem como, os tradicionais da cidade, com muitos patos brancos participando da decoração. Outro diferencial desta edição são os espaços criados para proporcionar a integração, com cenários onde as famílias e amigos podem se reunir e realizar o registro dos bons momentos vividos no Natal de Pato Branco.  

Casa do Papai Noel 

A Casa do Papai Noel foi transformada na Fábrica de Brinquedos do Noel, oportunizando um resgate da época em que os brinquedos eram feitos manualmente. No local também está o presépio e o Papai Noel, recepcionando os visitantes. Os horários para visitação da Casa do Papai Noel já iniciaram e seguem até o dia 06 de janeiro, das 14h às 18h e das 19h às 23h. Com atendimento especial, das 14h às 18h, nos dias 24 e 31, e, das 14h às 23h, nos dias 25 de dezembro e 01 de janeiro.

Programação Cultural 

A Programação Cultural, realizada no palco da Praça Presidente Vargas, a partir das 20h30, teve início no domingo (01), com a apresentação do Coral Itália Bella e Orquestra Viola. Na sexta-feira (06), será a vez da Banda Municipal, Coral Nossa Senhora de Fátima, Coral Arcanjos da Eucaristia e Coral Santo Expedito; no sábado (07), haverá a apresentação dos alunos da Educação Infantil Municipal; domingo (08), Festa da Família Crescer; no dia 13, sexta-feira, Espetáculo das Oficinas do CEU das Artes; no dia 14, sábado, Coral um Canto de Natal e BatucAção; na quarta-feira, dia 18, Noite Carismática; no dia 19, quinta-feira, apresentação da Escola de Música Groove; no dia 20, sexta-feira, Luau da Paz; no dia 21, sábado, Coral do Gama e Coral Renascer Chama; e no domingo, dia 22, Charanga Oficial Do Papai Noel e Clhoche Company Dance.

Festival de Food Truck 

Assim como nas edições anteriores, os visitantes do Natal de Pato Branco poderão optar por diversas opções em lanches, no Festival de Food Truck, que acontece na rua Silvio Vidal, entre as ruas Tocantins e Goianazes, na lateral do Pavilhão São Pedro. No domingo, dia 01 de dezembro, o horário de atendimento será das 10h até a meia-noite. Nos dias 14 (sábado) e 15 (domingo), das 10h até a meia-noite.

Campanha Noites Iluminadas 

O Núcleo do Empreendedor Jovem (NEJ), da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), e a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), do Sindicomércio, estão realizando mais uma edição da Campanha Noites Iluminadas, com um concurso de fachadas e vitrines de empresas e lojas. 

Natal de Pato Branco 

Para mais informações sobre o Natal de Pato Branco, acesse o site: www.patobranco.pr.gov.br ou a página do Facebook: www.facebook.com/MunicipiodePatoBranco.

Fonte/fotos: Assessoria