A microrregião de Palmas, sul do Paraná, composta também pelos municípios de Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa e Mangueirinha, registrou aumento em seu Índice de Desenvolvimento Municipal, medido pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio Janeiro). Conforme estudo divulgado pela entidade nessa semana, o IFDM médio dos cinco municípios é de 0,674, tendo como base, informações referentes ao ano de 2013. No ano anterior, o IFDM foi 0,662.

O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.

Individualmente, Mangueirinha apresenta o maior índice da microrregião, com 0,744, considerado um município de desenvolvimento moderado, assim como Palmas, com 0,717; Honório Serpa, com 0,676 e Coronel Domingos Soares, com 0,657. Clevelândia, com um IFDM de 0,579 é considerado um município com desenvolvimento regular.

O Índice acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.